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Instalação
1995. Na frente: Turning around the Center (1993). Atrás: Isthmus (1992). Atrás, à direita: Cube of Man (1992). Le Magasin, Grenoble. Foto: Georg Rehsteiner

 


Resonance
1995. Chumbo moldado e folhas de platina, diâmetro e altura 120X36 cm. Foto: Gregor Ramaekers


Licit shadow
1993. Folha de chumbo, cobre e ouro, 6 partes: 48X120X120 cm / 16X120X120 cm / 32X120X120 cm / 16X120X120 cm / 16X120X120 cm / 26X120X120 cm. Instalação em Canden Art Center, Londres. Foto: Peter White

 



Shirazeh Houshiary

Por ela mesma, em 1993


Sombra Lícita

Os níveis da criação são como palhas naquele oceano.
O movimento das palhas advém de uma agitação
na água. Quando o oceano as quer calmas,
ele as manda para perto da costa. Quando as quer
de volta na profundeza acompanhando o ritmo das ondas, faz com elas
o que o vento faz com a grama. Isso não termina nunca.
Rumi

Uma série de seis bandejas quadradas é instalada em círculo. Essas bandejas, dispostas como favos, lembram a ondulação do mar, bloqueando a luz que vem de cima.
O círculo também é um istmo, que liga a horizontalidade (movimento para fora) de nossa existência à verticalidade (movimento para dentro) de nosso espírito. Em palavras mais simples, o círculo une a verticalidade à horizontalidade, ou o corpo ao espírito.
Um dos eixos do círculo nos move da escuridão e do movimento descendente (simbolizado pela bandeja de chumbo) para um zênite encontrado no espírito e em sua luz (simbolizado por uma bandeja de ouro e chumbo).

Sua presença mais profunda se localiza em todos os pequenos movimentos de contração e expansão,
os dois maravilhosamente equilibrados e coordenados
como asas de pássaros.
Rumi

Cada bandeja é dividida em 36 quadrados (a divisão de seis por seis). Ela simboliza o Sol no interior do sistema planetário. O círculo de bandejas nos indica o movimento do Sol, desde o momento de sua descida até o de sua subida. A presença de quadrados de luz em cada bandeja deve-se à altura de seu centro. Por exemplo, a bandeja de chumbo escuro não tem um quadrado iluminado, pois sua altura central é nula. A bandeja que fica ao lado possui quatro quadrados de luz que surgem em seus quatro cantos, o que também se deve à altura de seu centro, e assim por diante. No pico mais alto de seu centro, os quadrados de luz e de sombra equiparam-se. A dança da luz e da sombra em cada uma das bandejas aponta para a multiplicidade de nossa existência. Nós fazemos rotação em torno do sol, no ponto extremo do universo, buscando alcançar a junção do tempo, do espaço e dos números. É nessa junção, ou istmo, que conheceremos nosso verdadeiro 'eu'. Por enquanto podemos olhar 'para fora' do tempo.

Um movimento secreto dentro de nós
faz com que o universo gire.
A cabeça não se dá conta dos pés,
e os pés, da cabeça. Nenhum deles se importa.
Eles continuam girando
Rumi



Cronologia


Nasceu em 1955 em Shiraz, Irã. Freqüentou, de 1976 a 1979, a Chelsea School of Art em Londres e, de 1979 a 1980, foi Junior Fellow no Cardiff College of Art.


Exposições individuais

1995/96
Isthmus, exposição itinerante em quatro locais: Le Magasin, Centre National d´Art Contemporain, Grenoble, França; Museum Villa Stuck, Munique, Alemanha; Bonnefantenmuseum, Maastricht, Holanda; Hochshule für angewandte Kunst, Viena.
1994
The Sense of Unity, Lisson Gallery, Londres.
1993/94
Turning Around the Center, exposição itinerante em três locais: Amherst Fine Art Center, University of Massachusetts, Estados Unidos; York University Art Gallery, Ontario, Canadá; University of Florida, Harn Museum, Gainsville, Estados Unidos.
1993
Dancing Around my Ghost, Camden Arts Centre, Londres.
1992
Isthmus, Lisson Gallery, Londres.
1988/89
Exposição itinerante em dois locais: Centre d´Art Contemporain, Musée Rath, Genebra, Suíça; Museum of Modern Art, Oxford, Inglaterra.
1984
Lisson Gallery, Londres.


Exposições coletivas

1996
Negotiating Rapture, Museum of Contemporary Art, Chicago, Estados Unidos.
1995
British Art of the 1980s & 1990s - obras da The Weltkunst Collection, Irish Museum of Modern Art, Dublin, Irlanda.
1994
Sculptors´ Drawings Presented by the Weltkunst Foundation, Tate Gallery, Londres, Inglaterra.
1993
Second Tyne International, Newcastle upon Tyne, Inglaterra; Machines for Peace, Biennale di Venezia, Itália; State of Siege, Bienal Internacional de Óbidos, Portugal; Tresors De Voyage, Monastero dei Padri Mechitaristi dell´ Isola di San Lazzaro degli Armeni, Veneza, Itália.
1990
Dujourie, Fortuny/O´Brien, Kapoor, Houshiary, Rijksmuseum Kröller-Müller, Otterlo, Holanda.
1989
Les Magiciens de la Terre, Centre Georges Pompidou, Paris.
1987
Skulptur Projekte 87, Westfalisches Landesmuseum fur Kunst und Kulturgeschichte, Münster, Alemanha.
1986
Sonsbeek 86. International Sculpture Exhibition, Arnhem, Holanda; Skulptur - 9 Kunstnere fra Storbrittanien, Louisiana Museum, Humlebaek, Dinamarca.
1985/86
The Poetic Object: Richard Deacon, Shirazeh Houshiary, Anish Kapoor, exposição itinerante em dois locais: Douglas Hyde Gallery, Dublin, Irlanda; Arts Council Gallery, Belfast, Irlanda do Norte.
1985
The British Show, Art Gallery of Western Austrália, Perth; Art Gallery of New South Wales, Sydney, Austrália; Queensland Art Gallery, Brisbane, Austrália; The Exhibition Hall, Melbourne, Austrália; National Art Gallery, Wellington, Nova Zelândia.
1984
British Art Show: Old Allegiances and New Directions 1979-84, City of Birmingham Museum and Art Gallery, Inglaterra; Ikon Gallery, Birmingham; Royal Scottish Academy, Edimburgo, Escócia; Mappin Art Gallery, Sheffield and Southampton Art Gallery, Inglaterra.
1982
Aperto 82, XL Biennale di Venezia, Itália; Objects and Figures. New Sculpture in Britain, Fruitmarket Gallery, Edimburgo, Escócia; New Art, Tate Gallery, Londres, Inglaterra.