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Sem título
1990. Óleo s/ tela e ferro, 41X22,5 cm. Foto: Mimmo Capone

 


I Libri delle Montagne
1995. Fuligem, carvão e lápis s/papel, 49X34,4 cm


Sem título
1990. Óleo s/ tela, 24X18 cm. Foto: Mimmo Capone

 



Enzo Cucchi

Por Achille Bonito Oliva

Para Enzo Cucchi, o espaço das pinturas não está perdido dentro da imagem; ele é uma emanação do seu próprio ser, sob a forma de uma fonte de energia. A idéia é a de uma arte que adere às coisas mas que, ao mesmo tempo, estabelece uma corrente de contatos móveis e de relacionamentos até o ponto de transformá-los em sinais de outra posição e de chegar a um lugar em que as diferenças não existem mais, apenas coincidências entre o vertical e o horizontal, entre o alto e o baixo. A pintura não significa colocar objetos na obra, e sim deixá-los deslizar por uma rota de colisão onde o peso da violência não existe e onde, na verdade, prevalece a calma das encruzilhadas e dos cruzamentos em silêncio.

Cucchi aceita a força dessa inércia da escultura e da pintura. Coloca todos os materiais e imagens (montanhas, árvores, casas, trens, figuras de santos da Marcha) lado a lado, sob a forma de parábola onde não há nada que afunde ou flutue porque não existe peso, apenas e sempre um percurso ancorado em direção a um deslizamento interno que proporciona significado à sabedoria de uma distância mais próxima.

É uma sabedoria que procura sua origem nas pinturas religiosas da Idade Média, onde o essencial era sentir e não olhar. As figuras são emanações do sentimento, a emanação do espaço da figura; a área da pintura é a encruzilhada dessas tensões distribuídas na grande sabedoria da imagem. Nela convergem todas as solicitações, na ordem da pintura até as forças da desordem, que ela aceita e inclui no movimento parabólico da paisagem, dentro da substância inclinada da natureza como em Marc e Kokoschka.

Mas, também como Malievic, o artista cria uma arquitetura da natureza. Constrói sua casa ou sua montanha de acordo com um processo de perspectiva que não só tem a ver com a forma como a vemos mas também com a própria casa ou com a colina. O horizonte é grave, mas ao mesmo tempo está em movimento. As distâncias, cuidando para que não produzam nenhuma catástrofe, vão sumindo lentamente. Até mesmo os vazios não impõem mal-estar fixo ou metafísico, e, por sua vez, de forma rápida e em volumes variados, em uma paisagem pintada para corrigir o ar, fazem com que ele se torne mais perfumado e luminoso.

Uma epifania do instante mantém as coisas no limiar de uma presença duradoura e persistente. Elas se elevam a uma distância que proporciona não a embriaguez, mas sim uma tranqüila sensação de estar em suspensão; nesse caso, ela provém da força natural das próprias coisas. Cucchi libera a natureza de qualquer orgulho, deixa as figuras e os objetos purificados de todas as tensões, a não ser a tensão saudável de uma grande densidade interior. Separa as coisas de suas necessidades e de sua natureza gravitacional de tal forma que a imagem chega a um novo nível terrestre, habitado por um movimento circular que não é em absoluto um movimento mecânico.

A imagem voa - aterrissa - nivelada com a superfície da pintura e firmemente ancorada no material pictórico. No entanto, navega incessantemente numa parábola que passa por diversas órbitas com as quais nunca se encontra. Cucchi deixa a imagem aberta a todas as suas vicissitudes em muitas direções. A imagem atravessa o ar, cruza a inconveniência da casa e das complicações do bosque, colocando o céu e a auréola em contato até o ponto de encontro dos passos pressentidos de iluminação eterna, a partir dos quais ver a Arte Santa se torna possível.



Cronologia


Nasceu em Morro d´Alba (Ancona) em 14 de novembro de 1949. Vive e trabalha em Ancona e Roma.


Exposições individuais

1996
Museo del Cairo, Egito; Sezon Museum of Art, Tóquio, Japão; Fukuyama Museum of Art, Fukuyama, Japão; Kawamura Memorial Museum of Art, Sakura, Japão; Galerie Bruno Bischofberger, Zurique, Suíça.
1995
Pièce Unique, Paris, França; Prima Bella Mostra Italiana, Galleria Emilio Mazzoli, Modena, Itália; Palazzo Reale, Milão, Itália; Galleria Raab, Berlim, Alemanha; Poeta da Lavoro, Galleria Virgilio, Roma, Itália; Pistoletto - Cucchi, Galleria Cesare Manzo, Pescara, Itália.
1994
Galerie Bruno Bischofberger, Zurique, Suíça; Galleria Cesare Manzo, Pescara, Itália; Reggia di Caserta, Itália.
1993
Galleria Milena Ugolini; Mostra Moderna, Galleria Emilio Mazzoli, Modena, Itália; Idoli, Galleria Oddi Baglioni, Galleria del Cortile, Studio Bocchi, Roma, Itália; Via Tasso, Museo Storico della Liberazione di Roma, Itália.
1992
La Frontiera del Primo Foglio, Galleria 2RC, Roma, Itália; Enzo Cucchi Neue Arbeiten, Galerie Bernd Klüser, Munique, Alemanha.
1991
Roma, Kunsthalle, Hamburgo, Alemanha; Enzo Cucchi Disegno, Carré d´Art, Musée d´Art Contemporain, Nîmes, França; Roma, Fundació Joan Miró, Barcelona, Espanha; Enzo Cucchi. Mosaici, Cleto Polcina Arte Moderna, Roma, Itália; Galleria Philippe Daverio, Milão, Itália; Galerie Bernd Klüser, Munique, Alemanha; Attenti Agli Uccelli, Edicola Notte, Roma, Itália; La Porta Santa, Galleria del Cortile, Roma, Itália; Izbor Risb, iz Obdobja 1975-1989, Moderna Galerija, Liubliana, Eslovênia.
1990
Le Parole di Enzo Cucchi, Galleria Pio Monti, Roma, Itália; Mostra di Disegni di Enzo Cucchi, Sala Esposizioni dell´Infiorata, Palazzo Comunale, Genzano, Roma, Itália; Roma, Galleria Civica, Modena, Itália; Galleria Civica di Arte Contemporanea, Trento, Itália; Disegno 1990, Galerie Bernd Klüser, Munique; Palazzo dei Pupazzi, Galleria Il Segno, Roma, Itália.
1989
Galerie Bernd Klüser, Munique; Enzo Cucchi: 42 Drawings, Istituto Italiano di Cultura, Toronto, Canadá; Art Gallery of Windsor, Canadá; Museo d´Arte Contemporanea, Prato, Itália; Medardo Rosso - Enzo Cucchi, Cleto Polcina Arte Moderna, Roma, Itália; Akira Ikeda Gallery, Tóquio, Japão; Deweer Art Gallery, Otegem, Bélgica; Enzo Cucchi. Dibuixos, Galeria Joan Prats, Barcelona, Espanha.
1988
L´Italia Parla Agli Uccelli, Marlborough Gallery, Nova York, Estados Unidos; La Disegna. Zeichnungen 1975 bis 1988, Kunsthaus, Zurique, Suíça; Louisiana Museum, Humlebaek; Kunstmuseum, Düsseldorf, Alemanha; Enzo Cucchi: Scala Santa, Ex-monastero di Santa Chiara, San Marino; Uomini, Galerie Bruno Bischofberger, Zurique, Suíça; Raumgestaltung, Wiener Secession, Viena, Áustria; Musée Horta, Bruxelas, Bélgica; Galerie Michael Hass, Berlim, Alemanha.
1987
Guida al Disegno, Kunsthalle, Bielefeld, Alemanha; Staadtgalerie Moderner Kunst, Munique; L´Ombra Vede, Galerie Crousel-Hussenot, Paris, França; Fontana Vista, Galleria Emilio Mazzoli, Modena, Itália; Galerie Bernd Klüser, Munique; Compagnia del Disegno, Milão, Itália; Enzo Cucchi: Testa, Städtlische Galerie im Lenbachhaus, Munique; Galerie Beyeler, Basiléia, Suíça; L´elefante di Giotto, Galleria Mario Diacono, Bolonha, Itália; Lawrence Oliver Gallery, Filadélfia, Estados Unidos.
1986
The Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York, Estados Unidos; Musée National d´Art Moderne, Centre Georges Pompidou, Paris, França; Roma, Galleria Gian Enzo Sperone, Roma, Itália; Eliseo Mattiacci, Enzo Cucchi, Galleria Franca Mancini, Pesaro, Itália.
1985
Drawings and Prints in Black and White by Enzo Cucchi, Galleri Wallner, Malmo, Suécia; Galerie Bernd Klüser, Munique; Solchi d´Europa, Galerie Bernd Klüser, Munique; Arthur Rimbaud au Harar, Galerie Daniel Templon, Paris, França; Zeichnungen Leben in Angst vor der Erde, Kunstmuseum, Düsseldorf, Alemanha; Solchi d´Europa, Incontri internazionali d´Arte, Roma, Itália; Disegni per "Solchi d´Europa", Galleria Franca Mancini, Pesaro, Itália; Galleri Zero, Estocolmo, Suécia; Enzo Cucchi - Il Deserto della Scultura, Louisiana Museum, Humlebaek; Fundación Caja de Pensiones, Madri, Espanha; Musée d´Art Contemporain, Bordeaux, França.
1984
Enzo Cucchi: New Works, Akira Ikeda Gallery, Tóquio, Japão; Italia, Anthony D´Offay Gallery, Londres, Inglaterra; Tetto, Galleria Mario Diacono, Bolonha, Itália; The Institute of Contemporary Art, Boston, Estados Unidos; Vitebsk/Harar, Mary Boone-Michael Werner Gallery, Nova York, Estados Unidos; Giulio Cesare Roma, Stedelijk Museum, Amsterdã, Holanda; Kunsthalle, Basiléia, Suíça; Vitebsk/Harar, Sperone Westwater Gallery, Nova York, Estados Unidos.
1983
Sperone Westwater Gallery, Nova York, Estados Unidos; Galerie Buchmann, St. Gallen, Suíça; Enzo Cucchi: Works on Paper, Galerie Schellmann & Klüser, Munique; La Città delle Mostre, Galerie Bruno Bischofberger, Zurique, Suíça; Galleria Anna d´Ascanio, Roma, Itália.
1982
Enzo Cucchi Zeichnungen, Kunsthaus, Zurique, Suíça; Groninger Museum, Groningen, Holanda; Scultura Andata Scultura Storna (com Sandro Chia), Galleria Emilio Mazzoli, Modena, Itália; Galleria Pio Monti, Macerata, Itália; Enzo Cucchi: Un´immagine Oscura, Museum Folkwang, Essen, Alemanha.
1981
Diciannove Disegni, Galleria Emilio Mazzoli, Modena, Itália; Sperone Westwater Gallery, Nova York, Estados Unidos; Enzo Cucchi Neue Bilder, Galerie Bruno Bischofberger, Zurique, Suíça; Galleria Mario Diacono, Bolonha, Itália; Galleria Gian Enzo Sperone, Roma, Itália; Viaggio delle Lune/Reise der Monde, Galerie Paul Maenz, Colônia, Alemanha; Art & Project, Amsterdã, Holanda.
1980
Duetto (com Mario Passi), AAM Architettura Arte Moderna, Roma, Itália; Uomini con una Donna al Tavolo, Galleria dell´Oca, Roma, Itália; 5 Monti Sono Santi, Galerie Paul Maenz, Colônia, Alemanha.
1979
La Cavalla Azzurra, Galleria Mario Diacono, Bolonha, Itália; La Pianura Bussa, Galleria Emilio Mazzoli, Modena, Itália; Sul Marciapiede, Durante la festa dei Cani, Galleria Tucci Russo, Turim, Itália.
1978
Alla Lontana alla Francese, Galleria Giuliana de Crescenzo, Roma, Itália; Tre o Quattro Artisti Secchi (com Sandro Chia), Galleria Emilio Mazzoli, Modena, Itália.
1977
Ritratto di Casa, Incontri internazionali d´arte, Palazzo Taverna, Roma, Itália; Montesicuro Cucchi Enzo giù, Galleria Luigi de Ambrogi, Milão, Itália; Mare Mediterraneo, Galleria Giuliana de Crescenzo, Roma, Itália.