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Badman
1992. Instalação. Fibra de vidro, circuito elétrico, moedas

 


Angels Caught on a Trap
1996. Técnica mista, 30 figuras, 90x136x1,5 cm cada. Instalação na XXIII Bienal Internacional de São Paulo. Foto: Fernando Chaves


Fermentation of Mind
1994. Instalação. Técnica mista

 



Heri Dono

Por Tsutomu Mizusawa

Após freqüentar o Indonesian Institute of the Arts (ISI), Heri Dono estudou também o "Wayang Kulit", o tradicional teatro de sombras da Indonésia, sob a direção de Sukasman. O método do `teatro de sombras´, que é o de retratar personagens deformando ou realçando os olhos, pescoço, braços e pernas, teve uma influência muito significativa no desenvolvimento posterior de sua carreira, em que passou por diversos meios de expressão tais como pintura, escultura, instalações e performances. Embora o tema sempre contenha uma forte crítica à sociedade moderna, pelo menos no que se refere à expressão artística, Dono nunca se permitiu uma auto-indulgência sem fundamento. Isso se deve ao fato de sempre ter sido cuidadoso em abandonar sua ligação com a capacidade de imaginação do povo da Indonésia.

O interesse de Dono nos últimos anos - como é patente no trabalho denominado Watching the Marginal People, de 1992 - está centrado em instalar instrumentos tecnológicos em imagens tradicionais. Ele faz algo que, por si mesmo, não passa de uma escultura cinemática e que, ao multiplicar o número de figuras que repetem a mesma imagem, acaba se tornando uma instalação que requer grande espaço. À primeira vista, seu trabalho parece estranho, mas não resulta incompreensível e, ao mesmo tempo, há um toque de nostalgia naqueles instrumentos simples que parecem brinquedos. Mais uma vez há alguma coisa em comum com o teatro de sombras, onde o terror é ao mesmo tempo magia. Seria possível dizer também que Heri Dono busca o riso divino muito mais do que o humor do homem moderno. Como o artista pretende criticar a sociedade moderna, deve também adotá-la. Ao fazê-lo, uma parte do colete salva-vidas está ligada a um sentido mitológico da imaginação, no qual o divino se transforma em secular e a luz e as sombras se sobrepõem e às vezes o diabo se transforma em anjo. Devido ao fato de Dono confiar em sua imaginação, suas instalações, embora façam uma crítica profunda à modernidade, não terminam apenas em dor e desespero, mas trazem consigo um otimismo quase impudente.

Angels Caught on a Trap, o trabalho que será exposto nesta oportunidade, terá trinta `anjos´ pendurados em um arame de 136 x 90 cm. Os próprios `anjos´ não têm nenhum efeito cinemático, mas, dependendo da firmeza da instalação do arame e das correntes de ar do ar condicionado, eles poderão dar a impressão de estar tremendo. Foram apresentadas duas versões do projeto original: uma com trinta `anjos´ pendurados em fileira e uma outra em que os anjos foram pendurados de forma aleatória, alguns de cabeça para baixo e outros inclinados. Certamente o artista decidirá qual é a versão a ser colocada nessa instalação. Esse princípio também reflete a sensibilidade teatral de Dono. Nesse sentido, o que esse artista procura difere fundamentalmente das instalações que foram criadas como uma tentativa para desconstruir a formalidade estabelecida na pintura. Diante da instalação de Heri Dono, temos de nos comportar mais como o `público´ de um teatro do que como o espectador no sentido tradicional da palavra. Nesse momento os `anjos presos em uma armadilha´ sugerirão literalmente a condição trágica das pessoas presas na `armadilha´ da modernidade, que, ao mesmo tempo, projetam uma luz sobre a nossa tragicômica situação - a de estarmos presos na armadilha moderna de apreciar arte em um museu e de nos criticarmos com um sorriso cínico.



Cronologia


Nasceu em 1960 em Jacarta, Indonésia. Vive atualmente em Yogyakarta. De 1980 a 1987 freqüentou o Indonesian Institute of the Arts, em Yogyakarta. De 1987 a 1988 estudou Wayang Kulit com Sukasman. De 1990 a 1991 participou da International Artists Exchange Programme, em Basiléia, na Suíça. Em 1993 foi artista-visitante na Canberra School of Art, ACT, Austrália. Em 1994 foi artista-visitante em 24 Hr ART Gallery, Northern Territory Centre for Contemporary Art, em Darwin, Austrália. Em 1995 foi artista-visitante no Museum of Modern Art, Oxford, Inglaterra.


Exposições individuais

1996
Blooming in Arms, Museum of Modern Art, Oxford, Inglaterra.
1993
Canberra Contemporary Art Space, ACT, Austrália.
1991
Unknown Dimensions, Museum für Völkerkunde, Basiléia, Suíça.
1988
Cemeti Contemporary Art Gallery, Yogyakarta, Indonésia; Mitra Budaya Indonesia Gallery, Jacarta, Indonésia; Bentara Budaya Gallery, Yogyakarta, Indonésia.


Exposições coletivas

1996
The Drunkenness of Semar, Freud´s Arts Café, Oxford, Inglaterra; Drawing, Institute of International Visual Arts, Londres, Inglaterra; Orientation, Stedelijk Museum De Lakenhal, Leiden, Holanda; Drawing, Gate Foundation, Amsterdã, Holanda; Modernity and Beyond, National Heritage Board, Singapore Art Museum, Singapura.
1995
Visions of Happiness, Japan Foundation Art Forum, ASEAN Cultural Centre, Akasaka, Tóquio, Japão; Contemporary Art of the Non-Aligned Countries 1995, Unity in Diversity, National Gallery, Jacarta, Indonésia; Yogyakarta Art Festival, Museum Benteng Vredeburg, Yogyakarta, Indonésia; Orientasi, National Gallery, Jacarta, Indonésia; Beyond the Border, 1st Kwangju Biennale 1995, Kwangju, Coréia do Sul; Senggar Dewata Indonesia Art Exhibition, Taman Budaya, Yogyakarta, Indonésia.
1994
Adelaide Installations, Adelaide Festival, Austrália; Kuda Binal, performance, 24 Hr Art Gallery, Northern Territory Centre for Contemporary Art, Darwin, Austrália; Temu Seni Multi Media, Art Centre Surakarta, Java, Indonésia; Indonesia´s Excellence, Grand Hyatt, Jacarta, Indonésia; Muhibah Indonesia-Taipeh, Edwin´s Gallery, Jacarta, Indonésia; 9th Asian International Art Exhibition, National Museum of History, Taipé, Taiwan; 4th Asian Art Show Fukuoka, Fukuoka Art Museum, Japão; Hakata Shonen Art, Fukuoka, Japão; Jakarta International Art Exhibition 1994, The Indonesian Fine Arts Foundation, Jacarta, Indonésia.
1993/94
9th Jakarta Biennale, TIM, Jacarta, Indonésia.
1993
Pagelaran Pratama Pameran, Seni Rupu Depdikbud, Jacarta, Indonésia; Modern Art/Indonesian Painting Since 1945, Gate Foundation, De Oude Kerk, Amsterdã, Holanda; International Festival of Puppetry in the World, Taman Budaya, Yogyakarta, Indonésia; 1st Asia-Pacific Triennale of Contemporary Art Space, Queensland Art Gallery, Brisbane, Austrália; The Chair, Camberra Contemporary Art Space, Austrália.
1992
Sama Sama, Museum Benteng Vredeburg, Yogyakarta/Erasmus Huls, Jacarta, Indonésia; Sanggar Dewata Indonesia Art Exhibition, Museum Nyoman Gunarsa, Yogyakarta, Indonésia; 7th Asian International Art Exhibition, Gedung Merdeka, Bandung, Indonésia; Kuda Binal, performance, Alun Alun Utara, Yogyakarta, Indonésia; New Art from Southeast Asia 1992, Tokyo Metropolitan Art Space; Fukuoka Art Museum; Hiroshima City Museum of Contemporary Art; Kirin Plaza Osaka, Japão; 1 Gust Nyoman Lempad Prize, Sanggar Dewata Indonesia, Yogyakarta, Indonésia.
1991
Sama Sama, Centrum Beeldende Kunst Groningen/Centrum voor Kunst en Vormgeving Tilburg, Holanda; Wayang: From Gods to Bart Simpson, University of British Columbia, Vancouver, Canadá; Man and Human Expression, Tropen Museum, Amsterdã, Holanda; Wayang Top, performance, International Cultural Camp, Desa Apuan, Tabanan, Bali, Indonésia; Destructive Images, performance, Malioboro-Seni Sono Gallery, Yogyakarta, Indonésia.
1990/91
Modern Indonesian Art: Three Generations of Change, exposição itinerante: Estados Unidos; Young Indonesian Artists, IKJ, Jacarta, Indonésia.
1989
Young Indonesian Artists, L´Alliance Française e Institute of Technology, Bandung, Indonésia; Wayang Imaginative, performance, Mendut Temple, Java, Indonésia; Hitam Putlh, Art Centre Werdhi Budaya, Denpasar, Bali, Indonésia; Competitive Exhibition of Young Indonesian Artists, Institute of Technology, Bandung, Indonésia.
1988
Wayang Legenda, jogo de sombras, Seni Sono Gallery, Yogyakarta, Indonésia; Hendendaagse Indonesische Kunst, Volkenkundig Museum Nusantara, Delft, Holanda.
1987
Sandiwa, Kulay-Diwa Art Galleries/Cultural Centre of the Philippines, Manila, Filipinas.
1986
5th Biennale of Indonesian Young Artists, TIM, Jacarta, Indonésia; Experimental Music and Visual Art, Seni Sono Gallery, Yogyakarta, Indonésia.


Prêmios

1985
Melhor pintura, Indonesian Institute of the Arts (ISI), Yogyakarta, Indonésia; 3rd ASEAN Youth Artist Exhibition, ISI, Yogyakarta, Indonésia.
1984
4th Biennale of Indonesian Young Artists, TIM, Jacarta, Indonésia.
1982
Environmental Art, Parangtritis Beach, Yogyakarta, Indonésia.
1981
Melhor pintura, ISI, Yogyakarta, Indonésia.


Coleções

Fukuoka Art Museum, Fukuoka, Japão; Queensland Art Gallery, Brisbane, Austrália; Indonesian Institute of the Arts, Yogyakarta, Indonésia; National Heritage Board, Singapore Art Museum, Singapura; Museum fur Volkerkunde, Basiléia, Suíça; Cemeti Contemporary Art Gallery, Yogyakarta, Indonésia; Artoteek den Haag, Haia, Holanda.