| Por Tsutomu Mizusawa
Vermelho, azul-cobalto, amarelo-limão e azul-ultramarino - uma paleta única de cores vibrantes - dançam impetuosamente nas obras de Charlie Co. À primeira vista pode parecer uma explosão de alegria, mas o espectador acaba percebendo que, apesar de toda essa exuberância, há também uma tranqüila melancolia nos detalhes e no conjunto da imagem. A obra de Co não é o retrato da realidade à sua frente, mas sim uma crônica dos confusos sentimentos de alegria e tristeza experimentados em sua vida nas Filipinas.
Co é um artista, um escultor que mora em Bacolod, a principal cidade da região oeste de Negros, uma das Ilhas Visaya nas Filipinas. Os campos que aparecem em muitas de suas obras são plantações de cana-de-açúcar e o céu de um azul profundo, as verdes pastagens e o coreto da praça pública são elementos do ambiente em que o artista vive. Embora de carater visionário, os trabalhos de Co contêm muitos motivos autobiográficos. Além disso, em vez de serem forçados a permanecer presos a um ambiente particular, esses motivos aparecem livres e em cores vibrantes, o que também qualifica Co como um cronista.
Em 1986, juntamente com Norberto Roldan, Nune Alvarado, Dennis Ascalon e Lilibeth La O, Co criou um grupo denominado "Black Artists in Asia" (BAA). Nesse momento, existia uma característica muito clara de crítica social nos trabalhos de Co, que retratavam de forma documental a rebelião dos camponeses contra o governo Marcos e suas trágicas conseqüências. No entanto, mesmo quando o motivo principal eram esses terríveis acontecimentos, Co incluía também fatores alegóricos inspirados em Pieter Brueghel, Hieronymus Bosch ou no surrealismo. As figuras de argila que produz juntamente com suas pinturas não são figurativas. São criadas como uma existência completamente anônima a quem é dado - em muitos casos - o `papel´ de um homem de negócios ou de uma garçonete. Essas figuras também nos lembram as figuras de Brueghel em Children´s Games. Como não há indicação de nenhuma individualidade particular, elas são um pouco misteriosas, mas sem dúvida têm o calor corporal das pessoas queridas.
Após a queda de Marcos, a obra de Co adotou características muito mais pessoais do que políticas, enfatizando seu sonho individual. A morte de seu pai em 1990, o fracasso de seu primeiro casamento e sua grave doença foram as razões de sua introversão. Motivos tais como a `cama´, a `lua´, `pessoas dançando´ e `barquinho de papel flutuante´ aparecem com bastante freqüência, sugerindo implicações que devem ser interpretadas no contexto dos sonhos. Embora a tonalidade das cores tenha se tornado mais viva - provavelmente devido ao fato de que em algum lugar da imagem há uma indicação de que a mesma representa um `sonho´-, a impressão que oferecem não é de exuberância. No entanto, apesar de visionários, os últimos trabalhos de Co não tratam apenas de um sonho individual. Os executivos japoneses loucos para ganhar dinheiro e as garotas obrigadas a se prostituir aparecem como personagens básicos das suas obras. Co não deixou de lado a sua crítica social. Ela também faz parte dos sonhos. Nesse sentido, Charlie Co é um cronista das Filipinas.
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| Nasceu na cidade de Bacolod, Negros Ocidental, Filipinas, em 1960. Em 1984 estudou no La Consolacion College, College of Fine Arts, na cidade de Bacolod, Filipinas. Em 1986 estudou na Philippines Women´s University, College of Fine Arts, em Manila, Filipinas. Recebeu, em 1990, o prêmio Thirteen Artists Awards oferecido pelo Cultural Center of the Philippines.
Exposições individuais
1995 Colored Dreams, Hiraya Gallery, Manila, Filipinas.1994 Imagine, Hiraya Gallery, Manila, Filipinas. 1993 Steel Life, Hiraya Gallery, Manila, Filipinas. 1992 Framed Allegory, La Galerie, Alliance Française, Makati. 1991 Tao-Tao, La Galerie, Alliance Française, Makati. 1989 White Series, Blaxland Gallery, Sidney, Austrália. 1987 Black Frames, Casa Gorordo Museum, Cebu, Filipinas. 1986 Mascara, Little Gallery on the Pralrle, Bacolod, Filipinas; Terracota Sculptures, Hiraya Gallery, Manila, Filipinas; Terracota Sculptures, UP Visayas, Hoilo, Filipinas. 1985 Black Frames, AAB Gallery, Bacolod, Filipinas. 1984 Melting Years, AAB Gallery, Bacolod, Filipinas. 1983 Ekspresyon, Galleria Juan Sebastian, Bacolod, Filipinas.
Exposições coletivas
1996 Asia-Pacific Triennial of Contemporary Art, 1996, Queensland Art Gallery, Brisbane, Austrália. 1995 Asian Modernisum, exposição itinerante em quatro locais: The Japan Foundation Forum, Akasaka, Japão; Metropolitan Museum of Manila, Filipinas; National Gallery, Bancoc, Tailândia; Godung Pameran Seni Rupa, Departemen Pendidikan dan Kebudayaan, Jakarta, Indonésia. 1994 Baguio Art Festival, Baguio, Filipinas. 1993 2nd VIVA (Vision Visual Art Exhibition Conference), Bacolod, Filipinas. 1992 Naguri Open Air Art Exhibition, Naguri, Japão. 1991 Baguio Art Festival, Baguio, Filipinas. 1990 10th Year Pamilya Pintura, Cultural Center of the Philippines, Manila, Filipinas; 1st VIVA (Visayan Visual Art Exhibition Conference), Bacolod, Filipinas. 1989 Two Man Show: Alvarado & CO, Art Association of Bacolod Gallery, Bacolod, Filipinas; Images of Continuing Struggle: Art Space Visual Art Center, Sidney, Austrália. 1988 Art Attack, La Consolación College Art Gallery, Bacolod, Filipinas; Pansarlling Likha, arte em espaço privado, Contemporary Art Museum of the Philippines, Cultural Centre of the Philippines, Manila, Filipinas. 1987 Silayan: Sining Para Sa Kalayaan, Contemporary Art Museum of the Philippines, Cultural Center of the Philippines, Manila, Filipinas; Nature of Influences, Contemporary Art Museum of the Philippines; Image of Negros, Utrecht, Holanda. 1986 Negros-Japan Exhibition Program, San Shin Do Gallery, Tóquio, Japão; Pigias: Art at the Crossroad, Contemporary Art Museum of the Philippines, Cultural Center of the Philippines, Manila, Filipinas; Snap Images, Art Association of Bacolod Gallery, Filipinas. 1985 Philippines International Exhibition 1, MT, Carmel Center, Quezon, Filipinas; Negros Exhibition Program, Heritage Art Center, De La Salle University Gallery, Manila, Filipinas; Sining Makiling, Quezon, Filipinas; MGA Batang Negros, Hiraya Gallery, Manila, Filipinas; Kusog Mamumugon - Tribute to the Workers, Bishop Residence, Bacolod, Filipinas. 1984 Hug-OS Festival of Peoples Culture, Bishop Residence, Bacolod, Filipinas. 1983 Pamilya Pintura Annual Group Show, Galleria Juan Sebastian, Bacolod, Filipinas; Pamilya Pintura, Arften Week, La Consolacion College, Bacolod, Filipinas; Three Man Show with Alvarado, Roldan & CO, Uno-R, Bacolod, Filipinas. 1982 Agslk Sa Pader, Sacred Heart Church Compound, Bacolod, Filipinas. 1981 Pamilya Pintura, Galleries of Fine Arts, Holiday Inn, Manila, Filipinas. 1980 2nd Pamilya Pintura Group Show, La Consolacion College, Bacolod, Filipinas.
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