Sem título (Fall) 1996. Cobre, pl�stico, pintura em poliuretano, �leo, 305x71,9x145 cm (edição 2/2). Instalação na XXIII Bienal Internacional de São Paulo. Foto: Fernando Chaves
| |
 | | Bridal Cave (detalhe) 1993. Miscel�nea de materiais em pl�stico, 386X104X104 cm
| |
 | | Sem t�tulo 1994. T�cnica mista. 198X442X412 cm
| |
|

    |
| Texto de Amada Cruz, adaptado de "Blatant Artifice", artigo "Jennifer Pastor", publicado pelo Museum of Contemporary Art, Chicago, 1996 (publica��o autorizada pelo editor).
Artif�cio Evidente
Com uma intrigante combina��o de abordagens n�o-convencionais e familiares, o trabalho de Jennifer Pastor desafia qualquer possibilidade de classifica��o ao mesmo tempo em que integra aquilo que � comum. Suas generosas constru��es mant�m um d�bito com o universo do artesanato e das exposi��es comerciais assim como com o apelo massivo das cores fortes e do espalhafato. No entanto, ela tempera essas influ�ncias com uma preocupa��o com os problemas tradicionais da escultura, criando assim fus�es idiossincr�ticas de representa��o e abstra��o.
Untitled (Fall) pertence a uma s�rie de esculturas que t�m como tema as quatro esta��es. Quatro grandes p�s de milho com gr�os muito aumentados reproduzem o outono. Criado com a habitual habilidade artesanal de Pastor, os p�s de milho s�o feitos de cobre pintado e os gr�os de pl�stico produzido com alta tecnologia. O resultado � uma representa��o hiper-realista de espigas com gr�os perfeitos, maduros, de um amarelo brilhante, que se estende por cima dos espectadores.
Atra�da pelos temas que denomina "do homem e seus sonhos", Pastor encontrou a inspira��o para criar Fall no trabalho de um naturalista norte-americano, John James Audubon. Audubon teve, em 1820, aquilo que denominou sua "grande id�ia" - reproduzir todos os tipos p�ssaros dos Estados Unidos em tamanho natural. A magnitude e o absurdo de sua ambi��o deixou Pastor intrigada e o plano do naturalista de publicar esses desenhos em tamanho natural em forma de livro lhe pareceu uma "id�ia de cunho escultural". A excentricidade das reprodu��es de Audubon interessaram a Pastor e sua id�ia para Fall se remete diretamente ao desenho que Audubon fez do estorninho roxo. Nessa imagem, dois p�ssaros est�o pousados em uma espiga de milho com orelhas de milho e uma massa de fibras de milho que lembram, surpreendentemente, elaboradas asas. A estranha apar�ncia sexy das plantas com cabelos remeteu Pastor a uma outra imagem que ela havia visto recentemente. Ela viajara para ver uma competi��o burlesca ao ar livre na qual uma das estrelas do show era uma bailarina denominada Catherine Delish. Delish era uma mulher de formas generosas com cabelo longo e volumoso, que fazia sua performance no interior de um grande copo de champanhe. Pastor desenhou Delish e sua provocante imagem ficou ligada, na mente de Pastor, ao milho que emergia das plantas desenhadas por Audubon.
Apesar de Pastor reconhecer as fontes visuais que utilizou em Fall, o objetivo principal do trabalho n�o � o de remeter ao conte�do, mas sim a como o espectador o percebe. Segundo Pastor, a obra se refere ao "fim das coisas", isto �, como as extremidades de v�rios elementos, tais como as pontas da espiga de milho e as hastes, se dissolvem visualmente na parte superior. Fall � um trabalho que deve ser visto de todos os �ngulos poss�veis mas que, quando olhado de uma determinada posi��o, podemos ver uma perspectiva de diminui��o. Limitar a imagem para o espectador � t�o importante para Pastor quanto o foi para Audubon.
A inspira��o voltada para fontes tais como esculpir p�ssaros e competi��es burlescas por parte de Pastor revela o interesse da artista pelo kitsch e pelo folclore. A sua aprecia��o pelas formas mais baixas da cultura popular pode ser interpretada como uma sensibilidade camp - caso seu trabalho contivesse apenas uma pitada de ironia. Em vez de reproduzir essas formas com desd�m, Pastor simplesmente adota imagens escolhidas no �mbito da vasta gama da cultura popular.
| |
| |
| Nasceu em 1966 em Hartford, Connecticut nos Estados Unidos. Em 1988 obteve o diploma BFA na School of the Visual Arts de Nova York. Em 1992 obteve o diploma MFA de escultura da University of California de Los Angeles. Mora e trabalha em El Segundo na California, Estados Unidos.
Exposi��es individuais
1995 Studio Guenzani, Mil�o, It�lia. 1994 Richard Telles Fine Art, Los Angeles, Estados Unidos.
Exposi��es coletivas
1994 Surface De Reparation, FRAC Bourgone, Dijon, Fran�a; Three-Person Exhibition (com Tom Friedman e Jim Isermann), Richard Telles Fine Art, Los Angeles, Estados Unidos. 1993 Invitational '93, Regen Projects, Los Angeles, Estados Unidos; Three-Person Exhibition (com Lily Vanderstoker e Richard Hawkins), Feature, Nova York, Estados Unidos.
| |
| 
    |