.

Sem título (Fall)
1996. Cobre, plástico, pintura em poliuretano, óleo, 305x71,9x145 cm (edição 2/2). Instalação na XXIII Bienal Internacional de São Paulo. Foto: Fernando Chaves

 


Bridal Cave (detalhe)
1993. Miscelânea de materiais em plástico, 386X104X104 cm


Sem título
1994. Técnica mista. 198X442X412 cm

 



Jennifer Pastor

Texto de Amada Cruz, adaptado de "Blatant Artifice", artigo "Jennifer Pastor", publicado pelo Museum of Contemporary Art, Chicago, 1996 (publicação autorizada pelo editor).


Artifício Evidente

Com uma intrigante combinação de abordagens não-convencionais e familiares, o trabalho de Jennifer Pastor desafia qualquer possibilidade de classificação ao mesmo tempo em que integra aquilo que é comum. Suas generosas construções mantêm um débito com o universo do artesanato e das exposições comerciais assim como com o apelo massivo das cores fortes e do espalhafato. No entanto, ela tempera essas influências com uma preocupação com os problemas tradicionais da escultura, criando assim fusões idiossincráticas de representação e abstração.

Untitled (Fall) pertence a uma série de esculturas que têm como tema as quatro estações. Quatro grandes pés de milho com grãos muito aumentados reproduzem o outono. Criado com a habitual habilidade artesanal de Pastor, os pés de milho são feitos de cobre pintado e os grãos de plástico produzido com alta tecnologia. O resultado é uma representação hiper-realista de espigas com grãos perfeitos, maduros, de um amarelo brilhante, que se estende por cima dos espectadores.

Atraída pelos temas que denomina "do homem e seus sonhos", Pastor encontrou a inspiração para criar Fall no trabalho de um naturalista norte-americano, John James Audubon. Audubon teve, em 1820, aquilo que denominou sua "grande idéia" - reproduzir todos os tipos pássaros dos Estados Unidos em tamanho natural. A magnitude e o absurdo de sua ambição deixou Pastor intrigada e o plano do naturalista de publicar esses desenhos em tamanho natural em forma de livro lhe pareceu uma "idéia de cunho escultural". A excentricidade das reproduções de Audubon interessaram a Pastor e sua idéia para Fall se remete diretamente ao desenho que Audubon fez do estorninho roxo. Nessa imagem, dois pássaros estão pousados em uma espiga de milho com orelhas de milho e uma massa de fibras de milho que lembram, surpreendentemente, elaboradas asas. A estranha aparência sexy das plantas com cabelos remeteu Pastor a uma outra imagem que ela havia visto recentemente. Ela viajara para ver uma competição burlesca ao ar livre na qual uma das estrelas do show era uma bailarina denominada Catherine Delish. Delish era uma mulher de formas generosas com cabelo longo e volumoso, que fazia sua performance no interior de um grande copo de champanhe. Pastor desenhou Delish e sua provocante imagem ficou ligada, na mente de Pastor, ao milho que emergia das plantas desenhadas por Audubon.

Apesar de Pastor reconhecer as fontes visuais que utilizou em Fall, o objetivo principal do trabalho não é o de remeter ao conteúdo, mas sim a como o espectador o percebe. Segundo Pastor, a obra se refere ao "fim das coisas", isto é, como as extremidades de vários elementos, tais como as pontas da espiga de milho e as hastes, se dissolvem visualmente na parte superior. Fall é um trabalho que deve ser visto de todos os ângulos possíveis mas que, quando olhado de uma determinada posição, podemos ver uma perspectiva de diminuição. Limitar a imagem para o espectador é tão importante para Pastor quanto o foi para Audubon.

A inspiração voltada para fontes tais como esculpir pássaros e competições burlescas por parte de Pastor revela o interesse da artista pelo kitsch e pelo folclore. A sua apreciação pelas formas mais baixas da cultura popular pode ser interpretada como uma sensibilidade camp - caso seu trabalho contivesse apenas uma pitada de ironia. Em vez de reproduzir essas formas com desdém, Pastor simplesmente adota imagens escolhidas no âmbito da vasta gama da cultura popular.



Cronologia


Nasceu em 1966 em Hartford, Connecticut nos Estados Unidos. Em 1988 obteve o diploma BFA na School of the Visual Arts de Nova York. Em 1992 obteve o diploma MFA de escultura da University of California de Los Angeles. Mora e trabalha em El Segundo na California, Estados Unidos.


Exposições individuais

1995
Studio Guenzani, Milão, Itália.
1994
Richard Telles Fine Art, Los Angeles, Estados Unidos.


Exposições coletivas

1994
Surface De Reparation, FRAC Bourgone, Dijon, França; Three-Person Exhibition (com Tom Friedman e Jim Isermann), Richard Telles Fine Art, Los Angeles, Estados Unidos.
1993
Invitational '93, Regen Projects, Los Angeles, Estados Unidos; Three-Person Exhibition (com Lily Vanderstoker e Richard Hawkins), Feature, Nova York, Estados Unidos.