.

Los San Patricios Batallion
1992. Instalação. Foto: Georges Holmes

 


Projeto para Universalis (detalhe)
1996


Projeto para Universalis (detalhe)
1996

 



Luis Camnitzer


Depoimento do Artista

Desejo continuar investigando as ambigüidades entre a percepção da realidade e da loucura, entre a presunção de liberdade e a alucinação, entre a intenção de escapar da prisão da atividade artística. Estes são temas que já abordei tanto na mostra da Bienal de Veneza em 1988 quanto na exposição sobre o barco Zanoobia, na Galeria Basta, em Hamburgo (1995). Nas exposições anteriores os ambientes eram criados por acumulação de 'estações'; no projeto atual, porém, pretendo construir um espaço mais unificado, mais indissolúvel. A obra terá três possíveis leituras, explicadas pelas peças de vidro que contêm os textos. A primeira é a do artista/prisioneiro que se comunica com as coisas expressando a sua alucinação - na firme convicção de que o universo é tal como aquele transmitido por sua percepção. A segunda é a das coisas, onde a convicção do artista/prisioneiro é tão firme que ele acaba possuído e subordinado à sua própria criação, contido em um cárcere no qual confunde sua própria angústia com uma possível liberdade que, no fundo, é inalcançável. A terceira é a do público/guardião que se interessa somente por aquilo que esteja organizado formalmente, sem desordem nem sujeira, de modo que a sua própria vida fique o menos contaminada possível, mas sempre na convicção de que uma função social importante está sendo cumprida.



Cronologia


Nasceu na Alemanha em 1937. Vive e trabalha nos Estados Unidos.


Exposições individuais

1995
Galerie Basta, Hamburgo, Alemanha; Museo del Barrio, Nova York, Estados Unidos; Carla Stellweg Gallery, Nova York, Estados Unidos; City Gallery of Contemporary Art, Raleigh, Estados Unidos.
1994
Galería Tovar y Tovar, Bogotá, Colômbia; Museo La Tertulia, Cali, Colômbia.
1993
Museo Carrillo Gil, Cidade do México, Subterraneo Municipal, Montevidéu, Uruguai.
1992
ICI, Buenos Aires, Argentina; retrospectiva, Cleveland State University Art Gallery, Estados Unidos.
1991
Parque Lussich (com Mario Sagradini), Punta del Este, Uruguai; Museo Blanes, Montevidéu, Uruguai; Galleria Il Bisonte, Florença, Itália; IV Bienal de la Habana, Cuba; retrospectiva em três locais: Lehman College Art Gallery, Bronx, Estados Unidos; Nexus Contemporary Art Center, Atlanta, Estados Unidos; MIT List Visual Arts Center, Cambridge, Estados Unidos.
1990
Carla Stellweg Gallery (com David Lamelas), Nova York, Estados Unidos.
1989
Museo Universidad Nacional, Bogotá, Colômbia.
1988
Pavilhão do Uruguai, Bienalle di Venezia, Itália; Museo Histórico, Santa Clara, Cuba; Centro Municipal Miraflores, Lima, Peru.
1987
Galerie Stampa, Basiléia, Suíça; Fundación San Telmo, Buenos Aires, Argentina; Fototeca, Havana, Cuba; Artworks, exposição itinerante em dois locais: Berlim, Alemanha; Maryland, Estados Unidos.
1986
The Graphic Eye Gallery, Port Washington, Estados Unidos; Massachusetts College of Art, Boston, Estados Unidos; Artworks, exposição itinerante em dois locais: Berlim, Alemanha; Maryland, Estados Unidos; Retrospectiva, Museo de Artes Plásticas, Montevidéu, Uruguai.
1985
Instalação permanente, Horton Memorial Hospital, Middletown, Estados Unidos.
1984
The Alternative Museum, Nova York, Estados Unidos; Galerie Stampa, Basiléia, Suíça; Isis Gallery, University of Notre Dame, South Bend, Estados Unidos.
1983
Museo de Gráfica y Dibujo Latinoamericano, Roldanillo, Colômbia; Casa de las Américas, Havana, Cuba.
1982
Galería San Diego, Bogotá, Colômbia; Galería Partes, Medellín, Colômbia.
1981
Cinemateca, Montevidéu, Uruguai.
1980
Museum Wiesbaden, Alemanha; Galerie Stampa, Basiléia, Suíça; Galerie 31, Strasburgo, França; Cinemateca, Montevidéu, Uruguai.
1979
Galería San Diego, Bogotá, Colômbia; Cámara de Comercio, Medellín, Colômbia; Galería La Oficina, Medellín, Colômbia.
1978
Museo La Tertulia, Cali, Colômbia; C-Space Gallery, Nova York, Estados Unidos; Marian Goodman Gallery, Nova York, Estados Unidos.
1977
Museo de Arte Moderno, Bogotá, Colômbia; Museo de Arte Moderno, Cartagena, Colômbia; Commune di Adro, Brescia, Itália; Gallery for New Concepts, University of Iowa, Estados Unidos.
1976
Galerie Stampa, Basiléia, Suíça; Villa Schifanoia, Florença, Itália; Galerie Space, Wiesbaden, Alemanha; Galleria Ariete Grafica, Milão, Itália.
1975
Stadt Bibliothek, Mainz, Alemanha.
1974
Galerie Stampa, Basiléia, Suíça.
1973
Galería Colibrí, San Juan, Porto Rico; Galleria Conz, Veneza, Itália; Galleria Banco, Brescia, Itália.
1972
Galleria Diagramma, Milão, Itália; Libreria Einaudi, Milão, Itália; Printshop, Amsterdã, Holanda.
1971
CLIP. Documents, Paula Cooper Gallery, Nova York, Estados Unidos.
1970
Bienville Gallery, Nova Orleans, Estados Unidos; Paula Cooper Gallery, Nova York, Estados Unidos.
1969
Museo de Bellas Artes, Caracas, Venezuela; Associated American Artists, Nova York, Estados Unidos; Museo de Bellas Artes, Santiago do Chile; Mail Exhibition, Instituto Torcuato Di Tella, Buenos Aires, Argentina.
1967
Mail Exhibition, New York Graphic Workshop, Estados Unidos.
1966
Galería Lirolay, Buenos Aires, Argentina; Amigos del Arte, Montevidéu, Uruguai.
1964
Van Bovenkamp Gallery, Nova York, Estados Unidos.
1963
Galería Sudamericana, Nova York, Estados Unidos; Semanario Marcha, Montevidéu, Uruguai.
1962
Galería Galatea, Buenos Aires, Argentina.
1960/61
Centro de Artes y Letras, Montevidéu, Uruguai.


Exposições coletivas

1994
Working with Tradition, New York State Museum, Albany, Estados Unidos; Pequeño Formato Latinoamericano, Luigi Marrozzini Gallery, San Juan, Porto Rico; Reclaiming History, Museo del Barrio, Nova York, Estados Unidos; Art Cologne 95, Galerie Basta Intervenciones en el espacio, Museo de Bellas Artes, Caracas, Venezuela; Face à l´Histoire, Centre Georges Pompidou, Paris, França; Ante América, exposição itinerante em dois locais: Spencer Museum, University of Kansas, Estados Unidos; Museo de Arte y Diseño Contemporáneo, San José, Costa Rica.
1992
Ver América (The Bride of the Sun), Museum of Fine Arts, Antuérpia, Belgica; Disorient, Gallery 400, University of Illinois, Chicago, Estados Unidos; Américas, Monastery of Santa Clara, Moguer, Espanha; Disorientations, 494 Gallery, Nova York, Estados Unidos; Encounters/Displacements, Camnitzer, Jaar, Meirelles, Archer Huntington Gallery, University of Texas, Austin, Estados Unidos; X Mostra da Gravura, convidado especial, Museu da Gravura, Curitiba, Brasil; Uncommon Ground, College Art Gallery, College at New Palz, Nova York, Estados Unidos; Amériques Latines, Art Contemporain, Hôtel des Arts, Paris; França; 500 años de Represión, Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires, Argentina; The Return of the Exquisite Corpse, The Drawing Center, Nova York, Estados Unidos; L´Autre a Montevideo, Museo de Artes Visuales, Montevidéu, Uruguai; Pa´lante: Political Works from the Collection of El Museo del Barrio, Lehman College Art Gallery, Bronx, Estados Unidos; IV Bienal Poesía Visual/Experimental, México; Home Away from Home, SUNY at Stony Brook; Working with Tradition - The Academic Artist, Burchfield Art Center, SUNY at Buffalo, Nova York, Estados Unidos; Carla Stellweg Gallery, Nova York, Estados Unidos; Lateinamerikanische Kunst des XX, exposição itinerante em três locais: Jahrhundert, Kunsthalle, Colônia, Alemanha; Ante América, exposição itinerante em três locais: Queens Museum of Art, Nova York, Estados Unidos; Centro Cultural de la Raza, San Diego, Estados Unidos; Biblioteca Luis-Ángel Arango, Bogotá, Colômbia; Latin American Artists of the Twentieth Century, exposição itinerante em dois locais: Estación Plaza de Armas, Sevilha, Espanha; Museum of Modern Art, Nova York, Estados Unidos.
1991
Denonciation, Usine Lucien Fromage Darnetal, Rouen, França; Art of Resistence, Galería El Bohío, Nova York, Estados Unidos; Artists of Conscience, The Alternative Museum, Nova York, Estados Unidos; The Hybrid State, Exit Art Gallery, Nova York, Estados Unidos; El Paisaje en el Arte Uruguayo, exposição itinerante em dois locais: Museo de Bellas Artes, Santiago do Chile, Chile; Museo de Artes Plásticas, Montevidéu, Uruguai.
1990
China, June 4, P.S.1, Long Island City, Estados Unidos; The Power of Words: An Aspect of Recent Documentary Photography, P.P.O.W. Gallery, Nova York, Estados Unidos; Signs of the Self: Changing Perceptions, Woodstock Artists Association, Estados Unidos.
1989
Out of Bounds: Contemporary Long Island Photographers, Guild Hall Museum, East Hampton, Nova York, Estados Unidos; A Different War, Whatcom Museum, Belingham, Estados Unidos.
1988
Estampes et livres d' artistes du XXe siècle: Enrichissiments du Cabinet des Estampes 1978-1986, Bibliothèque Nationale, Paris, França; Committed to Print, Museum of Modern Art, Nova York, Estados Unidos; The Debt, Exit Art Gallery, Nova York, Estados Unidos; Group Material, "Project Democracy" (Politics and Elections), Dia Foundation, Nova York, Estados Unidos; Group Material, "Project Democracy" (Culture and Participation), Dia Foundation, Nova York, Estados Unidos; The Jewish Museum Collects, Jewish Museum, Nova York, Estados Unidos; Affinities (com Alfredo Jaar, Mel Edwards, Willie Birch, Carmen Lomas e Jenny Lee), Jamaica Art Center, Nova York; The Rosenberg Era, exposição itinerante.
1987
Latin American Artists in New York since 1970, University of Texas, Austin, Estados Unidos; Drawings as Drawings, North Carolina Museum of Art, Raleigh, Estados Unidos.
1986
Biennial of the Museum of Contemporary Hispanic Art, Nova York, Estados Unidos; Imagining Antarctica, Museum of Linz/Smithsonian Institute, Washington DC, Estados Unidos; II Bienal de la Habana, convidados de honra, Havana, Cuba.
1985
Aquí, Fisher Gallery, Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles, Estados Unidos; Disinformation, The Alternative Museum, Nova York, Estados Unidos; The Writing on the Wall, Islip Museum, Estados Unidos.
1984
The Verbally Charged Image, Queens Museum, Nova York; I Bienal de la Habana, Cuba; Latin American Visual Thinking, Art Awareness Gallery, Lexington, Nova York.
1983
World Print IV, San Francisco, Estados Unidos.
1983/86
Intergrafik, Berlim, Alemanha.
1982
Documenta Urbana, Kassel, Alemanha.
1981
Bienal de Arte, Medellín, Colômbia; Further Furniture, Marian Goodman Gallery, Nova York, Estados Unidos; CAPS at the State Museum, Albany, Estados Unidos.
1980
Buch Objekte, University of Freiburg, Alemanha; Third-World Biennial of Graphic Art, Bagdá, Iraque; Print Biennialle da Biella, Itália.
1979
Group Show with a Smile, Marian Goodman Gallery, Nova York, Estados Unidos; International Drawing Exhibition, Christ Church, Nova York, Estados Unidos.
1978
Objects, Marian Goodman Gallery, Nova York, Estados Unidos.
1977
Bienal de Maracaibo, Venezuela; Galleria Zona, Florença, Itália.
1977/78
Group June, Ljubljana, Iugoslávia.
1976
Printmaking, New Forms, Whitney Museum, Nova York, Estados Unidos; Alternative Center for International Arts, Nova York, Estados Unidos.
1976/82
Norwegian International Print Biennial, Noruega.
1975
Yeshiva University, Nova York, Estados Unidos; Last International Exhibition of Mail Art, Galería Arte Nuevo, Buenos Aires, Argentina.
1974
Print Biennial, Segóvia, Espanha.
1974/76/78
Biennial of Drawings, Rijeka, Iugoslávia.
1974/76/79
British International Print Biennial, Bradford, Inglaterra.
1973/74/75/78
Kunst Messe, Basiléia, Suíça.
1973/77
Museu de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil.
1973
Etching, Etc, Museum of Modern Art, Nova York, Estados Unidos; Latin American Prints da coleção do Museum of Modern Art, exposição itinerante, Nova York, Estados Unidos; Books by Artists, Tyler College, Filadélfia, Estados Unidos.
1972/78
Bibliothèque Nationale, Paris, França.
1971
Museo de Bellas Artes, Caracas, Venezuela.
1970/81/83/86
Bienal de Puerto Rico, Porto Rico.
1970/72/74/76/81/86
Bienal de Cali, Colômbia.
1970
Biennial of Krakow, Polônia; Information, Museum of Modern Art, Nova York, Estados Unidos; Galería Colibrí, San Juan, Porto Rico.
1969
Printmaking in America, ICA, Londres, Inglaterra; Paula Cooper Gallery, Nova York, Estados Unidos; Language Show, Dwan Gallery, Nova York, Estados Unidos; Museum of Seattle, Washington, Estados Unidos; Museum of Vancouver, Canadá.
1968
Art in Editions: New Approaches, University of Nova York, Loeb Center, Estados Unidos; Smithsonian Institute, Washington DC, Estados Unidos.
1967
Toward f.a.n.d.s.o. (com Liliana Porter e José Guillermo Castillo), Pratt Graphic Art Center, Nova York, Estados Unidos; University of Nova York, Loeb Center, Estados Unidos; Galerie Latour, Genebra, Suíça.
1965
Contemporary Erotica, Van Bovenkamp Gallery, Nova York, Estados Unidos; Artists from Monocle Magazine, Van Bovenkamp Gallery, Nova York, Estados Unidos.
1963/65/73/75
Bienal de Ljubljana, Iugoslávia.
1963/65/68
Bienal do Chile.
1962/74/79
Bienal de Tóquio, Japão.
1958
Eighth Centenial Exhibition, Haus der Kunst, Munique, Alemanha.