.

Una Cosa es una Cosa
1990. Foto: Isidro Medina

 


Tu Eres Santo
1995. Coleção: Museo de Arte Moderno de Bogotá. Foto: Juan Alberto Garcia


Vitrina - A Poesia da Vida Cotidiana
1989. Performance em espaço e tempo reais

 



María Teresa Hincapié


Depoimento da Artista

Como atriz, o teatro me revelou aspectos que tive de aprofundar, investigar e experimentar. Distanciando-me do teatro tradicional, pude observar que o teatro oferecia campos de ação no processo criativo do ator esquecidos ou depreciados. A crise do teatro estava localizada no ator - em sua inconsciência frente ao fazer teatral. Havia necessidade não somente de peças, mas também de colocar em evidência um processo. O corpo. O tempo. O espaço. A ação. Esses são motivos suficientemente fortes para criar espaço para meu trabalho. Una Cosa es una Cosa é o ponto final de um processo que durou três anos e que teve início com a sua primeira performance. Si Este Fuera un Principio de Infinito... foi realizada no espaço deteriorado que fora anteriormente uma sala de exibição de filmes. Três dias. Doze horas diárias. Depois de toda essa reflexão surgiu outra performance, Punto de Fuga. Quietude. Lentidão. Repetição. Essas eram as forças que moviam a ação. O cotidiano havia se tornado linguagem. Doze horas contínuas. Três dias. Aqui, no processo III, o trabalho desenvolve-se assim: por acumulação (primeiro dia); por reflexão (segundo dia); por organização das sobras (terceiro dia). A síntese se realiza no T.P.B., dentro da programação Colombia Vive. A ação dura uma hora. Ela nasce assim. Una Cosa es una Cosa. Hoje, seu processo continua assim.


Una Cosa es una Cosa - Performance

movimento aqui. em seguida. na esquina. no centro. em um lado. perto dele. dela. muito longe. mais longe ainda. muito mais longe. longíssimo. aqui as bolsas. aqui o bolso. aqui a sacola. aqui a caixa. lá as bolsas. aqui a sacola e, acima, o bolso. a um lado a caixa. lá as bolsas. aqui a sacola e acima o bolso. a um lado a caixa. na esquina o bolso e a sacola, no centro os sacos de papel e perto a caixa. esvaziamento. dispersão. tudo se esvazia. tudo desaparece. tudo se dispersa. se dissemina. se mistura. se detém. se organizam uns atrás dos outros de qualquer maneira. marcam um espaço. se separam em grupos, um ao lado do outro. grupos comuns. onde se assemelham. porque são brancos. porque são de tecido. porque são vestidos. porque são de plástico. porque são grandes. porque estão cobertos. porque é lajota. porque são frascos. porque precisam um do outro como a escova de dentes e a pasta. porém também a pasta está sozinha e a escova, com outras escovas, também. ou a escova sozinha. todas as flores aqui. os vestidos estendidos. os pretos perto de mim. os cor-de-rosa aqui. as toalhas sozinhas. a colcha sozinha. os cobertores sozinhos. as bolsas sozinhas. os lápis sozinhos. os vestidos sozinhos. as cores sozinhas. a vassoura sozinha. as cebolas sozinhas. as cenouras sozinhas. o milho sozinho. o açúcar sozinho. a farinha sozinha. o plástico sozinho. a bolsa sozinha. a sacola sozinha. a caixa sozinha e vazia. o espelho sozinho. os sapatos sozinhos. as meias sozinhas. as ervas sozinhas. eu sozinha. ele sozinho. ela sozinha. nós sozinhos. eles sozinhos. um espaço sozinho. um lugar sozinho. uma linha sozinha. uma meia só. um só sapato. todas as coisas estão sós. todos estamos sós. uma quantidade de arroz. uma quantidade de sal. uma quantidade de farinha. uma quantidade de café. uma quantidade de coisas.

Texto escrito por Maria Teresa Hincapié para a Performance Una Cosa es una Cosa.



Cronologia



Nasceu em Quindio, na Armênia. Vive e trabalha em Bogotá, Colômbia.


Performances

1995
Hacia lo Sagrado, vinte e um dias de peregrinação de Bogotá a Santo Agostinho, um antigo lugar sagrado indígena; Caminar es Sagrado. Galería del Centro Colombo Americano de Medellín e Galería de la Oficina, Bogotá, Colômbia; Por mi raza hablará el espíritu, intercâmbio cultural com o México; Homo Religiosus, projeto interativo; Tu eres Santo, Museo de Arte Moderno de Bogotá, Colômbia.
1994
Hacia lo Sagrado, pesquisa teórica e prática, Museo de Arte Moderno de Bucaramanga, Colômbia; Adiós, performance de vídeo com público.
1993
Intempestivas, com o artista José Alejandro Restrepo e o músico Santiago Zuluaga.
1992
Contemporary Art of Colombia, Queens Museum of Art, Nova York, Estados Unidos; Ante América, América: Arte y Contexto, casa de Luis Lopéz de Mesa, no ciclo Ante América; Impregnación, Valenzuela and Klenner Gallery, Santafé de Bogotá, Colômbia.
1991
International Festival of Hispanic Theater, Miami, Nova York, Estados Unidos; IV Bienal de Arte de La Habana, Havana, Cuba; Cuerpo-Tiempo-Espacio - El caminar, Três dias, seis horas diárias, Galería Gaula, Santafé de Bogotá, Colômbia; Estiramiento de Amor, Festival Internacional de Teatro, Manizales, Colômbia; Identidade cultural e artística na América Latina, simpósio, Memorial da América Latina, São Paulo, Brasil.
1990
Una Cosa es una Cosa, XXXIII Salón Nacional de Artistas, Bogotá, Colômbia; Museo de Bellas Artes de Caracas, Venezuela; Museo de Arte Moderno de Bucaramanga, Colômbia.
1989
Punto de Fuga, um trabalho experimental sobre o cotidiano. Três dias, doze horas seguidas, Museo de Arte, Universidad Nacional, Bogotá, Colômbia; Naturaleza Muerta en Espacio Muerto, trabalho lento nas linhas reta e diagonal e nas escadas, Universidad Jorge Tadeo Lozano, Bogotá, Colômbia; Vitrina, performance em espaço e tempo real, a poesia da vida cotidiana; El Hacer, repetição, dois dias de seis horas seguidas, Encuentro Latinoamericano de Teatro Popular, Bogotá, Colômbia.
1988
Magdalene Project, Dinamarca.
1987
Parquedades, com o artista José Alejandro Restrepo. Performance numa praça com atriz, vídeo e música.
1986
Desde la Huerta de los Mudos, coreografia de Alvaro Restrepo. Em memória de Federico García Lorca; Ondina, versão em dança do monólogo, com coreografia de Alvaro Restrepo.
1985
Ondina, monólogo escrito por Juan Monsalves.
1984
Sophocles' Oedipus Rex, dirigido por Juan Monsalves.