| Por Kwok Kian Chow
Você Pode Pedir e Comer Char Kwey Teow
O trabalho de Matthew Ngui, que combina instalação e performance, lida com a comunicação em diferentes níveis, entre o espectador e o trabalho (incluindo o artista como parte integrante), entre o foro de exibição e o da produção artística, entre os desencontros da realidade, ilusão e percepção que rodeiam o trabalho. Com freqüência, a geração de significados mutantes é o objetivo questionador do próprio trabalho.
Como muitos outros nativos de Cingapura, Ngui viaja muito. Vive e pensa no contexto de diferentes culturas. Talvez os desencontros entre as nações laicas das tradições culturais e dos valores contemporâneos, as realidades e as experiências sejam uma experiência comum para os habitantes de Cingapura, cuja ilha-nação é uma sociedade multicultural que interage em um mundo multicultural. Um estado de fluxo e hibridização cultural problemático do ponto de vista das principais correntes hegemônicas culturais é, na verdade, educativo e compensador para as verdadeiras relações humanas.
Ngui capta esse processo de comunicação humana através de instalações que envolvem documentação e objetos do foro de exibição e do foro de origem do artista. A instalação, então, torna-se um novo espaço para as atividades da comunicação humana. Os objetos e os canais (como tubos plásticos através dos quais devem falar os espectadores e um teclado de computador separado de seu monitor, de modo que o que é digitado não é visto imediatamente) criam situações de comunicação e de falata de comunicação, sistema e entusiasmo no espectador, e entre o espectador e o trabalho artístico.
Com freqüência, o trabalho de Ngui envolve o ato de cozinhar, uma das atividades humanas fundamentais e também culturalmente muito específica. Segundo Ngui "é devido a essa intrínseca participação em um jogo muito mais amplo que a maior parte do trabalho artístico é focalizado a partir dos pequenos, mas interessantes traços da cultura que são muitas vezes desconsiderados... Mas há jogadores principais..." Em trabalhos performáticos como cozinhar e comunicar realidades, ilusões e percepções, o significado torna-se um, fenômeno auto-reflexivo que expressa e gera simultaneamente a cultura.
| |
| |
| Nasceu em dezembro de 1962 em Cingapura, onde mora e trabalha. Graduado pela Universidade de Cingapura, tem também pós-graduação pela Curtin University da Austrália. Realizou diversas exposições, principalmente na Austrália e em Cingapura, além de ter realizado diversas performances. Seu trabalho tem sido premiado diversas vezes, e atualmente pertence ao comitê do Perth Institute of Contemporary Arts.
Exposições
1995 Canberra National Sculpture Forum, April House, com Rick Hadlow, Canberra, Austrália. 1994 Hanvier Than Air, Lloyd, com Rick Hadlow, Perth Institute of Contemporary Arts, Austrália Ocidental, Austrália; Tugmaan/The Ties That Bind, Perth Institute of Contemporary Arts, intercâmbio entre artistas, Austrália Ocidental, Austrália; Manila, Filipinas; PICA Boans, com Margaret Roberts, Rick Hadlow, Boans Warehouse, Austrália Ocidental, Austrália; Icons to Irony, Another Chair..., com Rick Hadlow, Sir Charles Gairdner Hospital annual exhibition. 1993 You can order and eat delicious tried rice, performance-instalação PICA, Austrália Ocidental, Austrália. 1992 The Third Artists' Regional Exchange (ARX3), Perth Institute of Contemporary Arts, Austrália Ocidental, Austrália; 3-O Illusion, Festival of Perth, Galeríe Düsseldorf, Perth, Austrália Ocidental, Austrália; Singapore Arts Festival Fringe, Work Process and Concept, Cingapura; Matthew Ngui, Selected Works, National Museum Art Gallery, Cingapura; Orientation, Artrage Festival, Fremantle Art Centre, Fremantle, Austrália Ocidental, Austrália. 1991 Woodsworks, Art and Technology Festival, Curtin University, Austrália Ocidental, Austrália; A Passage of 4 Sunsets, vídeo-instalação, Welshpool, Austrália Ocidental, Austrália. 1990/91 Bits of the Western Australian landscape, Chilimony Stud Farm, Lucky Bay and Lake Baladlie, Austrália Ocidental, Austrália.
Performances
1996 The Cutting Edge (no not the Arts Festival), The Yang Family, com Ong Keng Sen, Theatreworks, Amoy Street, Cingapura. 1995 Artspace, Sidney, Austrália. 1994 Opening of 25 Years of Performance Art, Perth Institute of Contemporary Arts, Austrália Ocidental, Austrália. 1993 Bodies of Knowledge Seminar, com Michele Theunisson, Department of Communications and Cultural Studies, Curtin University of Technology, Austrália Ocidental, Austrália; In the Dark, Illusion and Reality, Perth Institute of Contemporary Arts, Austrália Ocidental, Austrália; Disk Readings Nov, Arcadia Hotel, Austrália Ocidental, Austrália. 1992 The Third Artists' Regional Exchange (ARX3), Perth Institute of Contemporary Arts, Austrália Ocidental, Austrália; Singapore Arts Festival Fringe, Hong Bee Warehouse, Cingapura. 1991 Stuart Sherman's 4th Spectacle, Perth Institute of Contemporary Arts, Austrália Ocidental, Austrália; In the Dark Performance Series, Perth Institute of Contemporary Arts, Austrália Ocidental, Austrália.
Prêmios
1995 Conference Grant, Western Australian Department for the Arts, Austrália Ocidental, Austrália. 1994 People's Choice, Shire of Mundaring Art and Craft Acquisition Exhibition, Austrália Ocidental, Austrália. 1993 Annual York and Craft Awards Exhibition, Highly Commended. 1992 Bolsa de estudos, Curtin University of Technology Overseas, Austrália Ocidental, Austrália; National Arts Council, Training Grant, Cingapura; National Arts Council, Project Grant, Cingapura. 1991 Hugh Child Memorial Award for Sculpture, Curtin University of Technology, Austrália Ocidental, Austrália; Jacksons Fine Art Prize for Drawing School of Art, Curtin University, Austrália Ocidental, Austrália.
| |
|
|