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Still Life - John & Jane Doe in the Arena
1995. Papel cor, 180X230 cm. Foto: Fernando Chaves. Cortesia de Malmo Konstmuseum





Back to Nature
1992. Papel cor, 70x100 cm. Foto: Fernando Chaves



 


 


Annika Von Hausswolff

Por ela mesma, em 1996


Natureza Morta (John & Jane Doe na Arena)

As imagens de pessoas jogadas no chão tornaram-se uma espécie de ícone moderno, um símbolo da nossa fragilidade, uma natureza-morta. A mídia mostra ao mundo fotos de pessoas que caíram, foram golpeadas ou derrubadas. Qual é a finalidade? O que aconteceu? Quem colocou um lençol por cima desses corpos?

Durante uma visita aos Estados Unidos deparei-me com um fenômeno extraordinário. Nesse país é dado um nome às vítimas não identificadas. As pessoas que não têm uma identidade definida são conhecidas respectivamente como John Doe e Jane Doe. A polícia e a mídia utilizam esses nomes até que a pessoa - morta ou viva - seja devidamente identificada. Algumas pessoas continuam anônimas. Muitos Johns e Janes que não conseguiram recuperar suas identidades passam a fazer parte dessa lista todos os anos. Desconhecidos para o mundo, passam a formar parte da família Doe. São rostos e corpos sem passado e cujo futuro é apenas o esquecimento.

Questiono se John e Jane Doe chegaram mesmo a se conhecer. Será que eles se conheciam? Conheciam alguém que os conhecia? Será que uma pessoa realmente existiu se a morte chega sem que ela tenha um nome, sem que exista alguém em cuja memória ela possa viver durante algum tempo? O que sou eu se não existir alguém que possa dizer de onde eu venho e aonde estava indo?

Ou será uma situação completamente diferente? Talvez John e Jane Doe sejam as únicas pessoas que verdadeiramente descansam em paz. Desconhecidas pelo mundo, sem história e sem nome. Sem ter nenhuma das coisas que acreditamos que possam nos definir.



Cronologia


Nasceu em 1967 em Gotemburgo, Suécia. Entre 1995 e 1996 estudou na Royal Academy of Art em Estocolmo. De 1991 a 1994 estudou na University College of Arts, Craft & Design em Estocolmo. Entre 1987 e 1989 estudou na Sven Winquist School of Photography em Gotemburgo.


Exposições coletivas

1996
Tidsanda III, Malmö Konstmuseum, Suécia; Hales Gallery, Londres, Inglaterra; Transmission Gallery, Glasgow, Escócia; The Other Art Fair, Gallery Andréhn-Schiptjenko, Basiléia, Suíça; Gallery Magnus Karlsson Västerás, Suécia; To the Film, Artmuseum of Göteborg, Suécia; Borealis 7, exposição itinerante em dois locais: Billedgalleriet, Bergen, Noruega; Gallery F15, Moss, Noruega.
1995
Processes - Crimes in Mind, Artmuseum of Kalmar, Suécia; Anita & Anita Records a CD in Thomas Room com Lotta Antonsson, Lydmar Art Hotel, Estocolmo, Suécia; Stockholm Smart Show, Gallery Andréhn-Schiptjenko, Estocolmo, Suécia; Gallery Magnus Karlsson,com Maria Miesenberger e and Lotta Antonsson, Västerás, Suécia; Borealis 7, exposição itinerante em dois locaiss: The Museum of Foreign Art, Helsinque, Dinamarca;Finlândia; Louisiana Museum, Humlebaek, Dinamarca.
1994
The Exposed, Hasselblad Center, Gotemburgo, Suécia; Bohuslän Artmuseum, com Paulina W-berg Olsson e Susanne Björkman; REVIR/Territory, House of Culture, Estocolmo, Suécia; The Abject, The International Photographic Triennial, Oulu, Finlândia; Stockholm Smart Show, Gallery INDEX, Suécia; Nordic 90's, Stockholm Art Fair, Sollentuna, Suécia.
1993
Work in Progress, The College of Art & Design, Helsinque, Finândia; The Refused, Liljevalchs, Estocolmo, Suécia; Home - A Study in Politics, Gallery Index, Estocolmo, Suécia; Overground - World Expo 93, Artmuseum of Gothenburg, Suécia; Not A Garden Party, Forum Gallery com Maria Miesenberger e Petra Graus, Malmö, Suécia.
1992
Bastard, The Nordic House, Reykjavik, Islândia; Womens Pictures, House of Culture, Estocolmo, Suécia.
1990
Knogjärn 90, Gotemburgo, Suécia.
1989
House of Photography, Gotemburgo, Suécia.


Coleções

1996
Norrköpings Konstmuseum, Suécia; Malmö Konstmuseum, Suécia;
1995
Västerás Konstmuseum, Suécia; Skövde Konstmuseum, Suécia.