.

Charm 5 (detalhe)
1996. Madeira de árvore, queimada e pintada





Charm 5 (detalhe)
1996. Madeira de árvore, queimada e pintada



 


 


Tayseer Barakat

Por Jmal Afgany


A Calidez do Espaço nos Trabalhos de Tayseer Barakat

É necessário ter insight, é necessário olhar com o coração a geografia do espaço e o domínio desta geografia no mundo interior de Tayseer Barakat, se pretendemos entrar nele. Ao olhar para um de seus trabalhos, a memória parece girar e evocar em nossos corações o medo infantil de sermos sugados para o espaço mítico da obra. É necessário aprofundar-se horizontal e verticalmente na geologia dos mundos espaciais que nela existem. Se pretendermos uma busca horizontal devemos fechar o nosso coração e seguir caminhando até alcançar a superfície.

Ao ficar em frente às suas obras é necessário mergulhar para alcançar a lógica das partes e do detalhe; somente então é possível alcançar a estrutura do todo. Tayseer nos guia até o mito do espaço, depois nos permite toda a liberdade para flutuar com suas figuras voadoras à procura da eterna energia espacial. O poder do espaço nos trabalhos de Tayseer nos leva a afirmar que ele é um artista esforçado, que seleciona um objeto especial e o estuda pelas diversas telas cheias da dramaticidade do espaço e do gosto de tempos míticos.



Cronologia


Nasceu no campo de refugiados de Jabalia, em Gaza, em 1959. Estudou no College of Fine Arts de Alexandria, Egito, e é diplomado pela Unesco em Art Education. É membro fundador dos grupos artísticos Dialogue in Alexandria e New Visions. É membro do Conselho Diretor do Al Wasiti Art Center e professor de arte do Women Community College em Ramallah, na faixa ocidental. Realizou exposições individuais em Israel e na Itália e participou de exposições coletivas na Europa, no Japão, nos Estados Unidos e em Israel.


Exposições individuais

1994
Sixth exhibition, Gallery Anadiel, Jerusalém, Israel.
1992
Fifth exhibition, Gallery Anadiel, Jerusalém, Israel.
1988
Fourth exhibition, exposição itinerante em quatro locais, Roma, Itália; Nápoles, Itália; Veneza, Itália; Bolonha, Itália.
1986
Third exhibition, Al-Hakawati Theatre Hall, Jerusalém, Israel.
1985
Second exhibition, exposição itinerante em três locais, Al-Hakawati Theatre Hall, Jerusalém, Israel; Bir Zeit University Hall, Bir Zeit, Israel; Nazaré, Israel; Kufr Yassef, Israel.
1984
First exhibition, Deir Ghassana, West Bank, Ramallah, Israel.


Exposições com o grupo New Visions

1992
Keiv Museum, Bonn, Alemanha.
1991
New Visions Touring Exhibition, exposição itinerante em sete locais, Jerusalém, Israel; Belém, Israel; Nablus, Israel; Gaza, Israel; Ramallah, Israel; Museum of Napoli, Nápoles, Itália; Assileh Festival for Arts and Culture, Asilah, Marrocos.
1990
The Jordanian National Gallery, Amã, Jordânia.
1989
Al-Hakawati Theatre Hall, Jerusalém, Israel.
1987
Al-Hakawati Theatre Hall, Jerusalém, Israel.


Exposições coletivas

1995
A Collective Exhibition, Bruxelas; A Collective Exhibition, Alemanha.
1994
Israeli and Palestinian Artists Speak, Meridian International Center, Washington, Estados Unidos; Mediterranian Encounter, Nante, França; A Collective Exhibition, UN Building, Nova York, Estados Unidos; A Collective Exhibition, UN Building, Nova York, Estados Unidos.
1993
La Laiterie, exposição itinerante em dois locais, Estrasburgo, França; Alemanha.
1990
South of the World, Roma, Itália.
1988
It's Possible, exposição itinerante em cinco locais, Cooper Union, Nova York, Estados Unidos; Washington DC, Estados Unidos; Chicago, Estados Unidos; Japão; Alemanha.
1986
Two States for Two Nations, Al-Jakawati Theatre Hall, Artists House, Jerusalém, Israel.
1985 Tel-Aviv, Israel; Jerusalém, Israel; Haifa, Israel; Nazaré, Israel.