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Vida y Milagros del Hombre Invisible (detalhe)
1996. Instalação. Foto: Luz Letts





Los Desmayos de la Razón
1995. Técnica mista, 127X175X12 cm. Foto: Fátima López



 


 


Eduardo Tokeshi Namizato

Por Luis Lama Mansur


Ato de Fé

A história do homem invisível é o projeto apresentado pelo Peru na 23a. Bienal Internacional de São Paulo. O resultado se deve à criatividade de Eduardo Tokeshi, um artista que durante sua carreira vem percorrendo diversos caminhos com uma carga conceitual muito ligada a nosso jeito de ver a vida, a nossos costumes e, especialmente, às mais profundas convicções de nosso povo.

Tokeshi é um dos artistas que melhor representam a arte peruana atual. Sua obra se alimenta de diversas fontes portadoras de imagens que podem ter origem na arte popular ou na multimídia, na arte colonial ou na Internet. Esta iconografia pode se situar entre os extremos do jogo ou da separação, do amor e da morte e, entre os dois, há a ambigüidade enriquecedora de uma obra que, cada vez mais, tende a se transformar em um tipo de emblema de nossas ilusões e obsessões coletivas.

A presente versão da Bienal Internacional de São Paulo apresenta exigências específicas que beneficiam os outros sentidos - não o tato e a visão, protagonistas da tradição plástica. Desta forma, e uma vez apresentado o desafio, o que poderia ser melhor que esta história do homem invisível? Um corpo do qual o artista só nos permite ver a roupa que o cobre e que, de certa forma, é a apoteose da utilização dos ex-votos na arte latino-americana.

Dificilmente, depois de uma obra desta natureza, algum artista deste meio utilizará os mesmos símbolos sem se referir a Tokeshi, porque a partir de agora eles já não são somente um patrimônio da fé popular, uma vez que ele se apropria dessas imagens para criar esta roupa cinza, de textura prateada, que contém um corpo que apenas a imaginação do espectador é capaz de definir.

A instalação que contém este homem invisível encostado na parede, que de certa forma é um testemunho da fé, permite também uma reflexão sobre a memória e o tempo quando o artista utiliza Polaroids cujas imagens vão desaparecendo com a luz e que parecem lhe conceder, como ao guerreiro, o direito ao descanso. Por isso, Tokeshi dedica a ele suas duas obras horizontais sobre o chão. São peças construídas em espuma em cuja superfície coloca ex-votos de forma metódica, em um caso, e, no outro, os olhos que a partir do chão olham para as pessoas.

Desta forma, a instalação se converte em uma reflexão do que somos e daquilo em que acreditamos, de nossas esperanças e angústias e, sobretudo, da capacidade da arte jovem do Peru de recolher em sua obra um sentimento tão indefinido como a fé.

Luis Lama é presidente da Associación Internacional de Críticos de Arte (AICA), Sección Perú.



Cronologia


Nasceu em Lima em 1960. Em 1980, concluiu os estudos de arquitetura e urbanismo na Universidad Nacional Federico Villareal; em 1986 obteve o título de bacharel pela Pontificia Universidad Católica del Perú. É professor de arte na Facultad de Arte de la Pontificia Universidad Católica del Perú e na Escuela de Arte Corriente Alterna, ambas em Lima.


Exposições individuais

1995
Obras Recientes, Galería Forum, Lima, Peru; Sueño y Realidad, Galería Casa Peynado, Santo Domingo, República Dominicana.
1994
Pinturas y Dibujos, Galería Forum, Lima, Peru; Los Desmayos de la Razón, Sala Luis Miro Quesada Garland, Centro Cultural de la Municipalidad de Miraflores, Lima, Peru; Obras Recientes, Galería Forum, Lima, Peru.
1992
Matasueños, Galería Forum, Lima, Peru.
1991
Ultimos Refugios, La Galería, Lima, Peru.
1989
La Biografía, Galería Forum, Lima, Peru.
1988
Solo Nubes Veo para Ti, Galería Forum, Lima, Peru.


Exposições coletivas

1996
Salón Internacional de Estandartes ES96, Centro Cultural Tijuana, México; Homenaje a Juan Acha, Museo José Luis Cuevas, México; IV Salón de Dibujo - Selección, Instituto Cultural de Puerto Rico, San Juan, Porto Rico; Realismo Mágico, Galería del ICPNA de Miraflores, Lima, Peru; Artistas Peruanos, Galería 2Vs, Lima, Peru.
1995
IV Bienal de Dibujo Arawak, Museo de Arte Contemporáneo, Santo Domingo, República Dominicana; 27ème Festival International de la Peinture, Château-Musée de Cagnes-sur-Mer, França; Unesco Prize, Maison de l'Unesco, Paris, França; Horizontes Paralelos, Sala de PetroPeru, Lima; Identidad, Galería Extramuros, Lima, Peru; Biombos, Galería Cecilia Gonzales, Lima, Peru.
1994
Entorno de Materiales, Galería Trapecio, Lima, Peru; Papel Soporte y Materia, Museo de Arte de Lima, Peru; Homenaje a Winternitz, Galería Segesta, Lima, Peru; Amistades Peligrosas, Centro Español del Peru, Lima, Peru; "Tous les êtres humains naissent libres et égaux...", Galerie Observatoire 4, Montreal, Canadá; XI Bienal de Arte de Valparaiso, Valparaíso, Chile; Luz Letts, Eduardo Tokeshi, Galería Paseo de la Matriz, Montevidéu, Uruguai.
1993
Prohibido para Mayores, Centro Cultural de la Municipalidad de Miraflores, Lima, Peru; Pintura Peruana Contemporánea, Cabildo de Montevideo, Montevidéu, Uruguai; Arte del Nuevo Perú, Casa Viola, Assunção, Paraguai.
1992
Pintores Peruanos Contemporáneos, Secofi, Cidade do México; Peru Ieri e Oggi, Palazzo Strozzi, Florença, Itália; Peru: Tierra Viva, Galería del Instituto de Arte Corriente Alterna, Lima, Peru; Arte Correo, exposição itinerante, Galería del Banco de Comercio, Lima, Peru; Arte de Nuestro Tiempo, Convento de San Francisco de Lima, Peru; Dibujo sobre Tela, Galería Forum, Lima, Peru.
1991
Pintura Peruana Contemporánea, Embajada del Perú, Montevidéu, Uruguai; Peru Precolumbian and Contemporary Art An Encounter, Galería del Fondo Monetario Internacional, Washington DC, Estados Unidos; Nueva Pintura Bolivariana, Museo de Arte Moderno La Tertulia, Cali, Colômbia; Cambio de Piel, Galería Trapecio, Lima, Peru; El Elogio de la Madrastra, Centro Cultural de la Municipalidad de Miraflores, Lima, Peru.
1990
Festival Internacional Okinawense, Kurasoe, Okinawa, Japão; Five Mayor Young Latin American Artist, Fota Gallery, Alexandria, Estados Unidos; 21 Peruvian Painters, Museo de Arte Moderno de Latinoamérica, Washington DC, Estados Unidos; Arte Peruano Contemporáneo, La Galería, Quito, Equador; 8 de los 80, Galería Thaddaeus, Lima, Peru; Juego para Adultos, Galería 2Vs, Lima, Peru; 3 Propuestas, Galería Trapecio, Lima, Peru; Pintura y Escultura, Casona de San Marcos, Lima, Peru; Arte y Empresa, Museo de Arte de Lima, Peru; Los Noventa, Galería 2Vs, Lima, Peru; Desnudo Desnudo, La Galería, Lima, Peru.
1989
IX Bienal Internacional de Arte de Valparaiso, Chile; ¡Colombia Vive!, Museo de Museos, Colsubsidio, Bogotá, Colômbia; II Bienal de Arte de Cuenca, Equador; Pintura Peruana Contemporánea, Fundación Guayasamín, Quito, Equador; Arte es Integración, 90 Aniversario de la Imigración Japonesa en el Perú, Museo de Arte de Lima, Peru.
1988
I Bienal de Arte "Oeschle", Museo de Arte de Lima, Peru; Encuentro de Arte Joven, Galería Praxis, Lima, Peru; Tríptico, La Galería de Barranco, Lima, Peru; Abstracciones, Galería 2Vs, Lima, Peru; Dibujo sobre Tela, Galería Forum, Lima, Peru; Blanco sobre Blanco, Galería 2Vs, Lima, Peru; Muestra Inaugural, La Galería de Barranco, Lima, Peru.
1987
Jóvenes Valores, Galería Forum, Lima, Peru; Nuevos Pintores en el Perú, Centro Cultural de la Municipalidad de Miraflores, Lima, Peru; III Bienal de Trujillo, Casa Ganoza, Trujillo, Peru; Algo Va a Pasar, Centro Cultural de la Municipalidad de Miraflores, Lima, Peru; Arte Abstracto, Alternativas y Posibilidades, Galería 2Vs, Lima, Peru; II Concurso Nacional de Artistas Jóvenes, Southern Perú-ICPNA, Arequipa, Peru.
1986
I Concurso de Dibujo de la República Argentina, Auditorio del Banco Continental, Lima, Peru; II Salón Nacional de Dibujo, ICPNA, Lima, Peru; Jóvenes Valores, Galería Forum, Lima, Peru.
1985
Concurso de Artes Plásticas, Fundación Banpeco, Lima, Peru.
1984/86
Arte Actual, Feria del Pacífico, Lima, Peru.


Prêmios

1996
Salón Internacional de Estandartes ES96, 1º lugar, Tijuana, México.
1995
27ème Festival International de la Peinture, menção honrosa, Château-Musée de Cagnes-sur-Mer, França.
1987
II Concurso Nacional de Artistas Jóvenes, 1º prêmio, Southern Perú-ICPNA, Arequipa, Peru.
1986
II Salón Nacional de Dibujo, 1º prêmio, ICPNA, Lima, Peru; I Concurso Nacional de Dibujo de la República Argentina, 2º prêmio, Lima, Peru.


Coleções
Museo de Arte Moderno de Latinoamérica, Washington DC, Estados Unidos;
Museo de Arte Moderno de Cuenca, Equador;
Museo de Arte Contemporáneo del Banco Central de Reserva del Perú, Peru;
Municipalidad de Okinawa, Japão;
Forum Asociados, Lima, Peru;
Pinacotéca del Banco de Crédito del Perú, Lima, Peru.