.

The Reef Paintings n. 1
1995. Óleo s/ tela, 244X396 cm. Coleção: Judith Rankine





Soundings in Fathoms #19
1995. Óleo s/ tela, 75X85 cm



 


 


Bendel Hydes

Por Miguel M. Powery

Bendel Hydes afirma que "pintar é um ato natural, ao mesmo tempo revelador e mistificador". Esta afirmação, mais do que qualquer outra, resume o trabalho de quem pode ser considerado como o mais paradoxal dos pintores. Enraizado no estilo de vida simples de uma ilha do Caribe - Grand Cayman -, seu trabalho conseguiu, porém, alcançar um nível de refinamento que desmente suas origens para pessoas que consideram que as belas-artes, como conceito, não têm tradicionalmente nenhum valor. De certa forma Bendel completou todo um ciclo. Nascido com sensibilidade e percepção complexas em uma comunidade cujo objetivo principal era a simples sobrevivência, ele seguiu um caminho que o fez atravessar a complexidade para voltar novamente à simplicidade. Bendel desenvolveu uma solução descompromissadamente pessoal para um conjunto de problemas artísticos causados por seus sentimentos de isolamento, vulnerabilidade, sobrevivência e pelas características do seu lugar de origem. Esta solução foi conseguida por um processo de depuração que lhe permitiu explorar e expressar suas preocupações com uma linguagem própria. A evolução deste processo é patente quando vemos o trabalho realizado pelo artista no decorrer do tempo. Os primeiros trabalhos com títulos como Yellow Leaves e At Barkers Beach mostram formas naturais em cores brilhantes, embora muitas delas tenham mais qualidades simbólicas do que 'realistas'. Os trabalhos posteriores mostram um desenvolvimento em direção a uma abstração maior, a uma forma difusa e a cores sutis e esmaecidas. Os títulos passam a ser enigmáticos, como por exemplo The Faith of Exiles e Keepsake, um reflexo de sua mudança para Nova York, onde seu trabalho passou a estar muito mais associado às lembranças e sentimentos sobre a sua ilha de origem do que com a percepção visual direta de um tema concreto.

Cada vez mais, as qualidades estéticas dos materiais que Bendel utiliza para pintar vêm dominando o seu trabalho.

Recentemente, o próprio gesto tornou-se o ingrediente vital, refletindo mais uma vez o processo simples - e talvez ritual - do cotidiano em uma sociedade antiga e organizada de forma muito mais simples.




Cronologia


Nasceu em 1952 na Ilha Grand Cayman, no Caribe. Estudou na Clark University de Massachusetts, nos Estados Unidos e no Canterbury College of Art e Liverpool College of Art, na Inglaterra. Realizou diversas exposições individuais em Nova York, na Inglaterra e nas Ilhas Cayman, e participou de várias exposições coletivas internacionais. Seu trabalho recebeu muitos prêmios no Caribe e nos Estados Unidos. Atualmente reside em Nova York.


Exposições individuais

1995
Gallery Juno, Nova York, Estados Unidos; Homage to Cayos Miskitos, National Cultural Foundation, George Town, Ilhas Cayman.
1991
Clark University, Worcester, Estados Unidos.
1990
Bendel Hydes Offshore, Bettal Gallery, Nova York, Estados Unidos.
1986
New Paintings, Commonwealth Institute, Londres, Inglaterra; New Paintings, Cayman National Theatre, George Town, Ilhas Cayman.
1981
New Works, McField Square Galleries, George Town, Ilhas Cayman.
1979
Elements in a Free Space, Government Legislative Assembly, George Town, Ilhas Cayman.
1974
Royal Palms Hotel, George Town, Ilhas Cayman.


Exposições coletivas

1996
Summer Show, Gallery Juno, Nova York, Estados Unidos; Driven to Abstractions: The Power of Color and Form, Paramount Center for the Arts, Peekskill, Nova York, Estados Unidos.
1995/97
Caribbean Visions: Contemporary Painting and Sculpture, exposição itinerante em três locais: Center for Fine Arts, Miami, Estados Unidos; New Orleans Museum of Art, Nova Orleans, Estados Unidos; Wadsworth Atheneum, Hartford, Estados Unidos.
1995
Small, Gallery Juno, Nova York, Estados Unidos; Caribean Festival of the Arts, Carifesta VI, Port of Spain, Trinidad e Tobago.
1994/96 Carib Art, exposição itinerante em cinco locais: International Trade Center, Willemstad, Curaçao, Antilhas Holandesas; Centro Caiquetio, Aruba, Antilhas Holandesas; Harquail Cultural Center, Ilhas Cayman; Bermuda National Gallery, Hamilton, Bermudas; UNESCO Headquarters, Paris, França.
1994
Sound Shore Gallery, Stamford, Estados Unidos.
1993
500 years after: Caribean and Central American Painting, Art Museum of the Americas, Washington DC, Estados Unidos.
1992
Abstract Art in the '90s: Where is it at? Where is it going?, Sound Shore Gallery, Stamford, Estados Unidos; First Caribean & Latin American Biennale of Painting, Galeria De Arte Moderno, Santa, Canárias; Summer Shock Waves, Sound Shore Gallery, Stamford, Estados Unidos; Triplex Gallery, Borough of Manhattan Community College, Nova York, Estados Unidos; Caymanian Art, National Museum of the Cayman Islands, Ilhas Cayman.
1991
Emerging Artists, Kenkeleba Gallery, Nova York, Estados Unidos; First National Juried Exhibition, Cornerstone Gallery of Fine Art, Falls Village, Estados Unidos; The South of the World: the Other Contemporary Art, exposição itinerante em dois locais: Museum of Contemporary Art, Marsala, Itália; Palermo, Itália.
1990
22nd National Painting Exhibition, Washington & Jefferson College, Washington, Estados Unidos.
1989
Straus Gallery, Nova York, Estados Unidos.
1988
Galleria Principal, Altos de Chavon, República Dominicana.
1986

$
1985

$Unidos; Museum of Contemporary Hispanic Art, Nova York, Estados Unidos; Paul Robeson Cultural Center, Penn State University, Estados Unidos; Galerie Taub, Filadélfia, Estados Unidos.
1984
Art Against Apartheid, Teachers College, Columbia University, Nova York, Estados Unidos; National Painting Exhibition, Woodstock School of Art, Woodstock, Estados Unidos; The Thirteen Collection Auction, Sotheby Park Bernet, Nova York, Estados Unidos; Jamaica Arts Center, Nova York, Estados Unidos; Interplay 84, Albany Institute of History and Art, Albany, Estados Unidos.
1983
Newcastle Salutes New York, Newcastle Polytechnic, Newcastle-Upon-Tyne, Inglaterra; Arcade Gallery, Harrogate, Inglaterra.
1982
XXI International Drawing Exhibition, Fundació Joan Miró, Barcelona, Espanha.
1981
Cleveland (UK) Fifth International Drawing Biennale, exposição itinerante em quatro locais: Billingham Art Gallery, Middlesbrough, Inglaterra; Bowes Museum, Bradford Castle, Inglaterra; Shipley Art Gallery, Gateshead, Inglaterra; House of Commons, Londres, Inglaterra; Trends 4, Cayman Gallery, Nova York, Estados Unidos; Caribean Festival of the Arts, Carifesta, Bridgetown, Barbados.
1980
Canadian Imperial Bank of Commerce, Ilhas Cayman.


Prêmios

1992
Artista residente, Harquail Cultural Center, Ilhas Cayman.
1988
Artista residente, Altos de Chavon, República Dominicana.
1987
Bolsa de estudos, Vermont Studio Center, Johnson City, Estados Unidos.
1986
Government Exhibition Grant, Ilhas Cayman; patrocínio da British Airways.
1985
Dr. Maury Leibovitz Art Award, Nova York, Estados Unidos.
1981
Bolsa de estudos, Private Corporation, Ilhas Cayman.


Coleções

HRH Príncipe Philip, Duque de Edimburgo;
Governo das Ilhas Cayman;
National Museum of the Cayman Islands;
Cayman Islands National Archive;
The Bank of Nova Scotia (Cayman) Ltd.;
Biblioteca Pública das Ilhas Cayman;
Coleções particulares em Ilhas Cayman, Caribe, América do Norte e Europa.