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Le Grand Bois des Islets
Bronze, ca. 60 cm de altura





Hosange
Bronze, ca. 60 cm de altura



 


 


Edouard Duval-Carrié

Por Gérald Alexis

O Panthéon Vaudou de Edouard Duval-Carrié é uma nova experiência de representação das divindades da religião popular do Haiti. Ela surge depois de múltiplas tentativas já realizadas por pintores populares haitianos ligados ao vodu, como por exemplo Hector Hyppolite e André Pierre. Eles procuraram, cada um à sua maneira, revelar em formas e cores a humanidade inerente destas loas que habitam seu cotidiano.

A vontade de representar a divindade sempre preocupou Edouard Duval-Carrié desde que começou a freqüentar o Centre d'Art de Port-au-Prince. Como não é iniciado no vodu, precisou retornar às fontes que alimentam seus contos, lendas e mistérios. Ainda hoje é na religião que ele vai buscar a essência de sua obra. Sua linguagem pictórica é obtida das imagens fantásticas criadas por seus antecessores, os pintores denominados 'primitivos' em virtude de sua liberdade de expressão e 'ingênuos' em virtude de sua sinceridade.

Para produzir seu Panthéon Vaudou, Edouard Duval-Carrié trocou a pintura de cores vivas, que utilizava há mais de vinte anos, pela escultura. Esta nova experiência é feita em bronze, em função do 'caráter de eternidade' desejado para construir a imagem destas loas das quais o artista também quer reconhecer a perenidade. O formato escolhido, um busto, também participa da vontade de reproduzir aquilo que é 'eterno'. O busto, sendo um formato, é uma fórmula utilizada desde a Antiguidade para dar rosto a um Deus eterno ou para fazer do homem, que gostaríamos que fosse imortal, um Deus.

O Panthéon Vaudou de Edouard Duval-Carrié não é, no entanto, nem altar nem santuário. No vodu as estatuetas e as imagens pintadas, sejam elas obras de Hector Hyppolite, André Pierre ou Nacius Joseph, não são as representações tradicionais da divindade. Não são, portanto, ídolos. Na realidade é o vèvè, desenho enigmático traçado no solo que desempenha esta função que em outras culturas é atribuída a estátuas e imagens.

As trinta esculturas em bronze de Edouard Duval-Carrié não são, portanto, para serem olhadas com deferência, a não ser a deferência que devotamos às obras de arte. São obras de arte e cada uma delas tem caráter próprio. No entanto, formam um todo, uma só obra, que é atual em todas as acepções do termo. Em conjunto, essas esculturas convidam a entrar em um mundo mitológico e mágico onde reencontramos uma tradição de pensamentos, alguns elementos de conceitos, fragmentos de rituais e uma religiosidade incerta. Elas também nos convidam a escutar, a considerar as coisas em uma perspectiva clara que pode esconder a ficção política que às vezes é gerada pela prática de loas. Elas convidam, em resumo, a sentir a poesia que transmitem, uma poesia muito particular que fala da mestiçagem daquele que as criou.



Cronologia


Nasceu em Porto Príncipe, Haiti, em 19 de dezembro de 1954. Estudou em Porto Rico, Porto Príncipe, Montreal e Nova York. Diplomou-se em urbanismo e realizou sua primeira exposição no Centre d'Art de Port-au-Prince, em Porto Príncipe. Recebeu uma bolsa para freqüentar a Écolede Beaux-Arts de Paris. Em 1992 deixou Paris e mudou-se para a Flórida. Desde então tem trabalhado com instalações e esculturas.


Exposições individuais

1996
Fundación Previsora Galeria, Caracas, Venezuela; Musée du Collège St. Pierre, Porto Príncipe, Haiti.
1995
Silver Linings, Gutierrez Fine Arts, Miami, Estados Unidos.
1994
Requiem, Gutierrez Fine Arts, Miami, Estados Unidos; El Jardin Salvaje, Galeria Fernando Quintana, Bogotá, Colômbia; Recent Works, Lakaye Gallery, Los Angeles, Estados Unidos; Recent Works, Porter Randall Gallery, San Diego, Estados Unidos.
1992
Retrospective, Museo de Arte Contemporaneo de Monterrey (MARCO), México
1991
Armand Gallery, Paris, França; Malraux Gallery, Los Angeles, Estados Unidos.
1987
Nicole Gallery, Chicago, Estados Unidos; Brent Gallery, Houston, Estados Unidos.
1986
Anderson Gallery, Virgínia, Estados Unidos; Commonwealth University, Richmond, Estados Unidos.
1983
Paul Waggoner Gallery, Chicago, Estados Unidos.
1982
Franz Bader Gallery, Washington DC, Estados Unidos.
1980
Centre d'Art, Porto Príncipe, Haiti.


Exposições coletivas

1996
Out of Bounds: New York by Eight Southeast Artists, Nexus Contemporary Art Center, Atlanta, Estados Unidos.
1995
Sacred Arts of Vaudou, Fowler Museum at UCLA, exposição itinerante, Los Angeles, Estados Unidos; Caribbean Visions: Contemporary Art from the Caribbean, Center for Fine Arts, Miami, exposição itinerante, Estados Unidos; Masterworks in Haitian Art, Davenport Museum of Art, exposição itinerante, Davenport, Estados Unidos; The October Gallery, Londres, Inglaterra; South Florida Cultural Consortium Visual and Media Artist Fellowship Recipients Exhibition, Boca Museum, Boca Raton, Estados Unidos; Contemporary Expressions of Haitian Art, South Florida Art Center Ground Level Gallery, Miami, Estados Unidos.
1994
After Nature, Center of Contemporary Art, North Miami, Estados Unidos; Exodus, South Florida Art Center Ground Level Gallery, Miami, Estados Unidos; Eight-Ocho-Huit, Gutierrez Fine Arts, Miami, Estados Unidos.
1993
Storytelling: The Narrative in Latin American Art, Center of Contemporary Art (COCA), Miami, Estados Unidos; The Encounter of Two Worlds Viewed by Haitian Painters 1492-1992, exposição itinerante em Haiti, Guadalupe, Martinica, Espanha, Genebra, Itália, França; Future in Retrospective, Gutierrez Fine Arts, Miami, Estados Unidos; Artefact Cultural Center, Soissons, França.
1992
Schwarze Freiheit in Dialog, Volkerkund Museum, Colônia, Alemanha.
1991
Myth and Magic in America: The Eighties, Museo de Arte Contemporaneo de Monterrey (MARCO), México; Two Painters, One Island, Bruxelas, Bélgica; Homage to Max Ponty, Palais de Chaillot, Paris, França.
1990
Fine Arts School, Lille, França; National Gallery, Dacar, Senegal.
1989
Musée du Panthéon National, Porto Príncipe, Haiti; MJC, Avignon, França; French Revolution in the Tropical Area, National Museum of African and Oceanic Arts, Paris, França; X Century View of the French Revolution, exposição itinerante em Venezuela, México, Estados Unidos, Costa Rica, Guatemala, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana.
1986

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1985
Municipal Art Gallery, Davenport, Estados Unidos.
1984
Art Haiti, Meridian House International, Washington DC, Estados Unidos.
1983
Haitian Art, Art Institute of Detroit, Estados Unidos; Two New Arrivals, Le Musée d'Art Haitien, Haiti; Under the Spell: The Art of Haiti, Cultural Center, Chicago, Estados Unidos, Saint Louis King of France Chapel, Haiti.
1982
Black Spirit, Davenport Municipal Art Gallery, Estados Unidos.


Coleções

Davenport Municipal Art Museum, Davenport, Estados Unidos;
Detroit Institute of Art, Detroit, Estados Unidos;
The College for Human Services, Nova York, Estados Unidos;
Musée des Arts Africains et Océaniens, Paris, França;
Musée du Panthéon National Haitien, Porto Príncipe, Haiti;
Museo de Arte Contemporaneo (MARCO) de Monterrey, México.


Prêmios

1995
South Florida Cultural Consortium Art Award; Art in State Buildings (Art in Public Places): Commission for the Jefferson Reeves Rehabilitative and Health Center in Overtown, Miami, Estados Unidos; Premio MARCO, Museo de Arte Contemporaneo de Monterrey (MARCO), México.