.

Mandorla
1996. Dois painéis curvos de madeira perfurados, ramalhetes de rosas brancas, conchinhas, 250X250X2,5 cm





Mandorla (detalhe)
1996. Dois painéis curvos de madeira perfurados, ramalhetes de rosas brancas, conchinhas, 250X250X2,5 cm



 


 


Xavier Blum Pinto

Por ele mesmo


Sustentação Teórica

La Mandorla, forma amendoada gerada pela interseção de dois círculos, simboliza o equilíbrio entre o mundo espiritual e o mundo material. Propõe-se como um espaço de trânsito ou de culminação e de concentração de energia.

Apresenta um interior acolhedor e gratificante, que será transformado, e um lado exterior que apresenta conceitos opostos.

No interior o espectador observará um espaço formado por paredes côncavas, cobertas de rosas, que sugerem a imagem multisignificativa de uma vulva a ser penetrada pelo espectador. Assim, pretende-se elaborar uma interiorização plácida que, ao transformar-se segundo um processo natural, altera a emoção inicial e termina por se consumir.

Do lado externo, a madeira obscura, convexa, é como uma casca que protege o espaço central. A agressividade aparente dos entalhes irá perdendo a sua força como parte deste ato iniciador da vida e que caminha para a morte.



Cronologia


Nasceu em Guayaquil, em 13 de março de 1957. Entre 1974 e 1976 estudou arquitetura na Universidad Católica Santiago de Guayaquil, no Equador. De 1979 a 1980, freqüentou seminários sobre teatro ministrados por Augusto Boal, Odin Teatret, Oshi Oida, Carlo Bosso e Freddy Rojas. Em 1981, fez licenciatura em artes plásticas na Universidade de Paris VIII, França. Em 1982 retomou os seminários de teatro com Marco Olivera em Bordeaux, França. Em 1984 participou do seminário sobre dança de Wilson Pico e, em 1985, freqüentou o seminário de expressão corporal infantil dado por Taly Eschel, ambos em Guayaquil. Em 1986, freqüentou o curso e workshop de artes aplicadas à educação ministrado pelo Very Special Arts International e pelo Departamento de Artes de Fasinarm.


Exposições individuais

1996
Galería y Centro Cultural X. Blum, Ballenita, Equador.
1995
Salinas Yacht Club, Salinas, Equador; Pacific National Bank, Miami, Estados Unidos.
1994
Escuela de Comunicación Monica Herrera, Guayaquil, Equador.
1993
Galería X. Blum, Guayaquil, Equador.
1992
Colegio de Arquitectos del Guayas, Guayaquil, Equador; Area Stage Performance Gallery, Miami, Estados Unidos.
1991
Galería ART-Te, Quito, Equador.
1990
Sociedad Femenina de Cultura, Guayaquil, Equador.
1989
Inca Maya, Paris, França; Galería X. Blum, Guayaquil, Equador; Casa de la Cultura, Quito, Equador.
1988
Museo de Arte del Banco Central, Guayaquil, Equador; Galería y Centro Cultural X. Blum, Ballenita, Equador; Centro Comercial Las Vitrinas, Guayaquil, Equador.
1987
La Tienda, Galería de Arte, Cuenca, Equador; Galería y Centro Cultural X. Blum, Guayaquil, Equador; Facultad de Arquitectura de la Universidad Católica de Santiago de Guayaquil, Equador; Casa de la Cultura Núcleo del Guayas, Guayaquil, Equador.
1986
Blanca Guarderas Pareja de Fasinarm, Centro de Recursos, Guayaquil, Equador.
1985
La Artefactoría, Galería Taller, Guayaquil, Equador.
1984
La Oca, Galería Café, Guayaquil, Equador.
1983
Galerie du Théâtre en Herbe, Paris, França; El Vegetal Engreído, Jardin Botánico, Guayaquil, Equador.
1981
Museo Municipal de Santiago de Guayaquil, Equador.


Exposições coletivas

1996
Punta Blanca 96, Punta Blanca, Equador.
1995
Punta Blanca 95, Punta Blanca, Equador; Imagenes y Texturas, Museo Banco Central, Guayaquil, Equador.
1994
Salon de Júlio, Museo Municipal, Guayaquil, Equador; Lo cotidiano del Arte, Museo Municipal, Guayaquil, Equador; Exposición Colectiva de Cerámica, Galería Madeleine Hollander, Guayaquil, Equador.
1993
Universidad Católica Facultad de Arquitetura, Guayaquil, Equador.
1992
Exposición X. Blum y Hernán Zúñiga, Galería X. Blum, Guayaquil, Equador; Exposición 500 Años, Buenos Aires, Argentina.
1991
Exposición Arte de los 90 Sala de Arte L'ART, Quito, Equador.
1990
III Pré-Bienal de Pintura, Cuenca, Equador; Exposición 10 años, 100 Ediciones, 100 Artistas, Revista DINERS, Quito, Equador.
1989
Semana del Ecuador en Francia, Paris, França; Primer Salón de Arte Proesa, Casa de la Cultura, Quito, Equador; Museo Nahim Isaías, Guayaquil, Equador; II FLAAC Festival Latino-Americano de Arte e Cultura, Brasília, Brasil; Galería Café Casa de la Cultura, Guayaquil, Equador; Exposición Itinerante Ecuatoriana de Aviación, exposição itinerante em três locais: Houston, Estados Unidos; Santiago, Chile; Buenos Aires, Argentina; Calendário 1990 Holanda-Ecuador, Equador.
1988
Salón de Octubre, Guayaquil, Equador; Pré-Bienal, Cuenca, Equador; Museum of Contemporay Hispanic Arts MOCHA, Nova York, Estados Unidos; Con ARTEFACTORIA, Guayaquil, Equador; Casa de España, Nova York, Estados Unidos.
1987
Salón de Julio, Museo del Banco Central, Guayaquil, Equador; Arte en la Calle, Guayaquil, Equador.
1986
Pré-Bienal Nacional de Pintura, Museo de Arte Moderno, Cuenca, Equador; Pintores Ecuatorianos por Amnistía Internacional, Equador.
1985
Jóvenes Pintores del Ecuador, San José, Costa Rica; EncontrArte VII, Parque de Chipipe, Salinas, Equador.
1984
Salón Mariano Aguilera, Quito, Equador; Primer Bienal Nacional de Dibujo, Guayaquil, Equador; Pequeño Formato, Galería Monaschka, Guayaquil, Equador; Hotel El Dorado, Cuenca, Equador; Hotel Continental, Guayaquil, Equador.
1984
Galería Monaschka, Guayaquil, Equador; EncontrArte VI, Parque Chipipe, Salinas, Equador; EncontrArte V, Palácio Municipal, Guayaquil, Equador; EncontrArte IV, Casa de la Cultura, Quito, Equador.
1983
Salón Nacional Vicente Rocafuerte, Guayaquil, Equador; Quito, Equador; Cuenca, Equador; Hotel de Ville, Lille, França; Esquisse pour une Installation, Galerie du Théâtre en Herbe, Paris, França, com Carinna Lojgren Williams; EncontrArte III, Parque El Ejido, Quito, Equador; EncontrArte I-II com Taller Cultural La Cucaracha, Parques de Urdesa, Guayaquil, Equador.
1981
Forum les Halles, Paris, França.