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Conceptional Pillow
1995. Seda, ch� e fibras de palmeira, 450X700X280 cm





The Role of Artist (2/2)
1994/95. Disquete, impress�o computadorizada e escrita a m�o, 24X30,5 cm. Foto: Jiao Yingqi



 


 


Jiao Yingqi

Por Li Xian-Ting

Jiao Yingqi tem grande interesse na influ�ncia da aliena��o da cultura - mesmo nociva - sobre a sociedade. No in�cio da d�cada de 90, iniciou o movimento 'Culture Comment'. Usando s�mbolos e materiais da cultura tradicional chinesa (como a seda tradicional, o ch� e materiais similares), procurou desenvolver um particular modo chin�s de express�o art�stica contempor�nea. Nessa ocasi�o, utilizou um sistema de m�dia visual para realizar uma introspec��o da cultura tradicional chinesa e da cultura oriental popular, em Pequim. At� o ver�o de 1994, ap�s o movimento 'Space Experience', ele desenvolveu seu trabalho em duas etapas: primeiramente, avan�ou no conclusivo entendimento de que "pensamentos e id�ias n�o s�o como o uso de um sistema de m�dia visual para associar-se com apar�ncias", e, conseq�entemente, ele deixou de usar elementos materiais para realizar seu Culture Comment. Em segundo lugar, produziu a filosofia de Culture Force e uma s�rie de trabalhos, que, como cr�tica cultural, continham as experi�ncias mais profundas de Jiao junto ao meio s�cio-econ�mico existente. Embora esta tend�ncia estivesse completamente distante, at� mesmo afastada da corrente cultural chinesa, Jiao, atrav�s dela, estabeleceu o pr�prio e �nico campo de vis�o e modo de trabalho.

Culture Force, The Role of the Artist, The Question of the Truth of Artistic Expression, The Influences of Individual Cultural Background, Bibuzhou e outros trabalhos s�o todos completados pelo uso de palavras escritas. Eles n�o cont�m a misteriosa caracter�stica qualitativa da 'arte conceitual', mas Jiao esfor�ou-se para expor os pensamentos de maneira simples e n�o adornada. As opini�es de Jiao refletem os mais importantes aspectos da arte. Ele formula opini�es a partir do conte�do e da tem�tica da obra. Jiao utiliza o Essay para expressar seus pensamentos diretamente �s massas. Ele come�ou a desenvolver Non-Vision entendendo o processo do processo de express�o art�stica. Neste trabalho, ele retirou o processo criativo e pensou em igualdade. "Penso que a necessidade do desejo da cria��o de id�ias espirituais � o fato mais importante, o m�todo e o meio de apresenta��o precisam combinar isto". Esta declara��o mostra como Jiao reavalia as caracter�sticas do processo de cria��o a partir do ponto de vista da pesquisa cultural. Seu trabalho mostra a revaloriza��o e o entendimento dos 'blocos mentais' existentes na cultura art�stica. Jiao defende uma atitude para ultrapassar as condi��es restritivas de ambas as culturas, ocidental e oriental. Suas conclus�es o motivaram a deixar para tr�s a cultura da m�dia visual e buscar os limites b�sicos da arte tanto no passado como na era da informa��o.



Cronologia


Nasceu em Shandong, China, 1958. De 1979 a 1983 estudou no departamento de artes da Shandong Normal College, onde fez mestrado. Em 1989 foi professor da Central Fine Art Academy.


Exposi��es individuais

1995
Contemporary Art Museum, Madeira, Portugal; Art Of Chinese, Aranjuez, Espanha.
1994
Pequim, China; Art Of Chinese, Madeira, Portugal.
1992
Jiao Yingqi Art Exhibition, Pequim, China; Direction, Pequim, China.