.

MAR.CO.SUR OCEANOS VIRTUALES I (detalhe)
Museu Virtual. Instalação em 3D mista, virtual e pixels digital interativa, via internet. Pintura digital em 2 fases, 80m2. Computadores, monitores RGB, modem, madeira, metal, 10500X400X750 m. Foto: G. Mezza Studio





MAR.CO.SUR OCEANOS ATLANTICO VII (detalhe)
Museu Virtual. Instalação em 3D mista, virtual e pixels digital interativa, via internet. Pintura digital em 2 fases, 80m2. Computadores, monitores RGB, modem, madeira, metal, 10500X400X750 m. Foto: G. Mezza Studio




 


 


Gonzalo Mezza

Por Milan Ivelic

MAR.CO.SUR
Instalação Digital Virtual Interativa
via Internet

Uma vez que o tema da 23ª Bienal Internacional de São Paulo é a 'desmaterialização da arte', acreditamos que Gonzalo Mezza seja um representante importante para este evento. Desde a década de 70 suas pesquisas artísticas têm se voltado para videoarte, fotos e impressões a laser. Na década seguinte, dedicou-se, e continua a fazê-lo, às possibilidades conceituais e visuais da pintura digital, utilizando meios eletrônicos sofisticados.

Seu projeto, baseado na desmaterialização da arte, utiliza tecnologia eletrônica - na qual a materialidade da obra enquanto objeto físico tangível foi deixada de lado e substituída pela transmissão da informação visual via Internet. Em nossa opinião, esta obra é coerente com o tema proposto para este evento.

MAR.CO.SUR é uma instalação que utiliza computadores multimídia que transmitirão as imagens geradas a partir do ateliê do artista, localizado no Chile. O público poderá interagir e intervir nas imagens do computador, navegando como se se tratasse de um oceano virtual (do Oceano Pacífico ao Atlântico). Trata-se de uma metáfora que se refere à substituição das transmissões que até então eram feitas por via marítima, simbolicamente representada por uma grande pintura digital representada por um caiaque que navega pela cultura do continente no MAR COntinental del SUR.

Abre-se, portanto, para o público, a possibilidade de participar e reinterpretar a informação visual que lhe é proposta. Assim, poderá deslocar formas e cores, incorporar novos textos e também entrar em contato com a estrutura profunda da imagem, fazendo com que a proposta do artista se transforme em um processo contínuo, mesmo estando a obra já concluída.

MAR.CO.SUR questiona a navegação eurocêntrica que envia e repete a informação cultural somente em um sentido. O 'caiaque digital' retém e distribui as imagens deste nosso universo cultural assim como o do universo marginal e periférico por meio de seu poder de centralização internacional. Isso dá espaço ao multiculturalismo como fenômeno de resistência frente a esta hegemonia cultural. Esta é a origem dos problemas de identidade 'periférica' enfrentados com a superposição de imagens advindas da grafia específica dos nativos da Ilha de Páscoa, dos mapuche, aimará, maia, inca, africanos e asiáticos com fragmentos pictóricos de obras de artistas latino-americanos como Kahlo, Noé, Lam, Torres-García e Matta. Isto proporciona a retenção dos pontos da carga de energia que brotam do ato de pintar; energia que está na própria base do processo eletrônico de retenção da imagem em sua leveza e em sua desmaterialização máximas.

Outro aspecto importante da pintura digital de Gonzalo Mezza propõe imagens próprias extraídas de obras nas quais tem trabalhado há anos e que também são baseadas na descentralização cultural. Ilha de Páscoa, Hiroshima, Mururoa são exemplos disso e também fazem alusão a um olhar já contaminado ou ameaçado pela irradiação nuclear.

MAR.CO.SUR faz alusão ao Mercosul como se existissem dois mapas de navegação que até hoje apresentam diferenças entre si. Esse último mapa de navegação econômica assinado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e, recentemente, Chile. Se o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) navega pelas águas da integração econômica, o Mar Continental del Sul (MAR.CO.SUR) questiona o objetivo principal anterior de dimensões comerciais e alfandegárias que não permitem o encontro dos círculos culturais que deveriam acompanhar esta integração.



Cronologia


Nasceu em Santiago, Chile, em 1949, e viajou para Nova York em 1967. A partir de 1970, passou a residir em Barcelona, Espanha, e, em 1977, mudou-se para Copenhague, Dinamarca. Estudou pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Chile em 1969. Entre 1971 e 1974 cursou Desenho Gráfico na Escola de Desenho Eina, Barcelona, Espanha. Fez pós-graduação no Instituto de Medios Audiovisuales (IMA), em Barcelona, Espanha, entre 1974 e 1977. Estudou também fotografia e vídeo na Espanha e na Dinamarca entre 1972 e 1978. Em 1980, voltou a se fixar em Santiago. Suas principais exposições foram realizadas nos seguintes países: Chile, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Japão, Brasil, França, Argentina, Venezuela, México, Bélgica, Porto Rico, República Dominicana e Polônia.


Exposições individuais

1996
TodA La Data Instalación Oceanos Virtuales, MAC Museo de Arte Contemporáneo De Valdivia, Fundación Banco Patricios, Chile; Proyecto Chile Imagen, Galería Gabriela Mistral, Santiago, Chile.
1995
Instalación Virtual America Asla Pacífico Via Internet, Museu de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil; Pinturas Digitales, Galería Aníbal Pinto, Temuco, Chile; Museo Virtual, Galería de la Rivera, Santiago, Chile; II Bienal de Artes Electronicas & Vídeo, Museo de Arte Contemporáneo, Chile.
1994
Instalación Digital al Borde del Siglo XXI, Museo Nacional de Bellas Artes, Sala Matta, Chile.
1992
Pinturas Digitales & Transferencias PostModernas, Galería Praxis, Chile.
1990
Neo-Instalación Chile + Berlin, Galería de Arte Nexo, Chile.
1987
Neo-Instalaciones & Variaciones Polaroid, Galería Arte Actual, Chile.
1983
Retrospectiva Conceptual Santiago Punto Cero/Instalación Computacional, Galéria Sur, Chile.
1974
Instalación Multimedios, Museo Picasso, Barcelona, Espanha.
1970
Pinturas/Objetos, Galería Casa de la Luna, Chile.


Exposições coletivas

1992
Contemporary Art from Chile, Massachussetts University Art Gallery, Estados Unidos; Santa Teresa y El Cristo de Velázquez, Galería Monte Carmelo, Chile.
1991
Contemporary Art from Chile, Americas Society Gallery, Nova York, Estados Unidos; Impressionnen Chilenischer Kunstler, Spanisches Kulturinstitut München, Munique, Alemanha; Cuerpos Pintados, Museo de Bellas Artes, Sala Matta, Chile.
1990
Instalación x Manet, Galería Epoca, Chile; Museo Abierto, Museo de Bellas Artes, Chile; Muro de Berlín, Goethe Institut, Chile; Museo de Arte Contemporáneo de San Juan, Porto Rico; La Maison d'Amérique Latine, Paris, França.
1989
No + Cruces Chile + Berlin, Museum Staatlichen Kunsthalle, Berlim, Alemanha; Las Mil y una Noches de la Maja Desnuda y de Goya-Dada Arte Industria, Museo de Bellas Artes, Chile; Envío, Museo de Arte Contemporáneo, Caracas, Venezuela; Imágenes del Silencio, Museo de Arte de las Américas, Washington DC, Estados Unidos.
1988
Fotokina (Colección Polaroid), Colônia, Alemanha; No-Pintura, Galería del Cerro, Chile.
1987
Chile Vive, video-instalação, Centro de Cultura, Madri, Espanha.
1986
Instalación Rapa Nui, Galería Plástica 3, Chile.
1983
Instalación Ecológica, Museo Nacional de Historia Natural, Chile.
1982
Grupo de Avanzada, Envío Chileno, Biennale de Paris, França; Galería Epoca, exposição coletiva com Nicanor Parra, Chile; II Bienal Internacional de Arte, Valparaíso, Chile.
1981
Instalación N - S - E - O de Chile, Sala Chile, Museo Nacional de Bellas Artes, Chile; Primer Encuentro Video-Arte, Instituto Chileno-Francês, Chile.
1980
Instalación Cruz del Sur, VI Colocadora Nacional de Valores, Museo Nacional de Bellas Artes, Chile.
1979
Instalación Deshielo Venus 1 - 2 - 3, Inst. Cultural de las Condes, Chile.
1977
Film Forum, Cine, Madri, Espanha.
1975
Instalación Aéreo Postal, Anual Avant Garden Festival, Nova York, Estados Unidos.
1974
Multimedia Instalación, Museo de Picasso, Barcelona, Espanha; Torax Loop, Antoni Muntadas, Super 8, colorido, 3 minutos, Espanha; Arlequines de Picasso, Super 8, colorido, 10 min, Espanha; Picasso, instalação multimídia com 9 projetores, 7 min, Espanha.
1973
Congreso Mundial Diseñadores, ICSID, Tóquio, Japão.
1972
Proyecto Instalación Deshielo Venus 1-2-3, Museo Bellas Artes, Chile; Huellas Corporales, Antoni Muntadas, Super 8, colorido, 3 min, Espanha.
1971
Proyecto Instalación Land Art, Cala San Miguel, Ibiza, Espanha; Vacuflex 3, Land, Art (Mezza - Muntadas), 16 mm, colorido, 6 min, Espanha; Instant City, Filme, 16 mm, colorido, 40 min, Espanha.
1970
L'Inflable de Ponsati, Super 8, colorido, 7 min, Espanha.


Prêmios

1994
Prêmio Camilo Mori, XXI Bienal Internacional de Arte Valparaíso, Chile.
1990
Grande Prêmio, VI Salon Fotop, Chile.
1989
Segundo Premio, Gráfica Publicitária, Chile.
1988
Primer Premio Bodegón, III Salón Fotop, Chile; Primer Premio Efecto Especial, Fotop, Chile; Gran Prêmio, III Bienal de Gráfica, Uti, Chile.
1986
Primer Premio Modelo, II Salón Fotop, Chile.
1985
Primer Premio Arte, I Salón Fotop, Chile.
1981
Primer Premio Fotografia, Concurso Cosmocentro Apumanque.
1980
Primer Prêmio Gráfica, VII Colocadora Nacional De Valores, Museo Nacional de Bellas Artes.
1972
Mencion ICSID, Filme/Film, Tóquio, Japão.


Coleções

Musée George Pompidou, Paris, França;
Museo Nacional de Bellas Artes, Santiago, Chile;
Museo Chileno De Arte Moderno, Santiago, Chile;
ADI/FAD Centro de Diseño, Barcelona, Espanha;
Museo de Arte Contemporáneo, Santiago, Chile;
Museo Español de Arte Contemporáneo, Madri, Espanha;
International Polaroid Collection, Cambridge, Estados Unidos;
Colección Chileno-Británico de Cultura, Santiago, Chile;
MAM Museo de Arte Moderno, Ilha de Chlloé, Chile;
MAC Museo de Arte Moderno de Valdívia, Chile;
Fundación Banco Patrícios, Buenos Aires, Argentina;
Pinacoteca Aldo Locatelli, Porto Alegre, Brasil;
Galeria Renato Magalhães Gouvêa, São Paulo, Brasil;
Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre, Brasil.


Videografia

1994
A + A = A + E, Super 8, colorido, 30 min, Chile; Mezza Museo Virtual, Super 8, colorido, 5 min, Sala Matta, Chile.
1992
América + Europa = Ásia + África, Super 8, 19 min, Chile.
1990
Chile + Berlín, 10 min, 1/2", colorido, Chile.
1987
La Virgen del San Cristóbal, 30 min, 1/2", colorido, Chile.
1985
La Famillia, 120 min, colorido, Super 8, Chile.
1983
Paisaje Intercontinental, Disquete 5 1/4, Chile; La Crúz de Hiroshima, 20 min, 1/2", colorido, Chile.
1981
Vídeo Instalación a Juan Pablo II, 2 horas, 1/2" O Beta, Chile; Latitud 00.00 Punto Cero, 7 min, 3/4", Equador.
1980
Instalación Crúz del Sur, 11 min, 3/4", colorido, Chile; Deshielo Venus 1 - 2 - 3, 20 min, 3/4", colorido, Chile.
1979
Instalación 0 - 13 - 7 - 9, 3 monitores, 1 hora, 1/2", colorido, Chile; Isla Negra, 3 min, 1/2", colorido, Chile; Leppe v/s Duchamp, 20 min, 3/4", Chile; Bienal de São Paulo, 6 min, 3/4", Brasil; Instalación Cordillera de los Andes, 20 min, 3/4", Chile; Cirkus, 20 min, 3/4", colorido, Chile.
1977
Neruda + Alberti, 30 min, 1/2", videotape P&B, Barcelona, Espanha; Marilyn Monroe v/s Andy Warhol, 7 min, 3/4", Dinamarca; Chile.
1975
Naum J.Pail VS Performance Charlotte Moorman, 30 min, 1/2", P&B, Madri, Espanha.
1974
Vídeo Antonio Muntadas, Cadaques Canal Local (Projeto), 4h, Sony, L12", P&B, Espanha.
1972
Deshielo Venus de Milo 1 - 2 - 3, Projeto Vídeo B/N, videotape P&B, Chile; Acción Subsensorial II. A Muntadas, 30 min, videotape P&B, Espanha.
1971
L 'Art Vivant de Ponsati, 7 min, videotape P&B, Espanha.


Museu Digital Virtual

1994
G. Mezza Museo Virtual CD-ROM, em processo.
1990
Museo Virtual S. XXI, 3 Discos Óticos 128 Mb, 5 Discos Removíveis 270 Mb.