.

Unwanted Visitor
1991. Cerâmica, 60X45X176 cm. Foto: Wong





Unwanted Visitor (detalhe)
1991. Cerâmica, 60X45X176 cm. Foto: Wong



 


 


Ciro Abath

Por Evelino Fingal


Girando a Hélice da Vida

Ciro Abath nasceu na ilha de Aruba. A essência do seu trabalho reside no fato de ele ser um explorador em busca da verdade. Em suas esculturas há formas e estruturas que voltam aos arquétipos, às ruínas de culturas que desapareceram há "muito tempo". São arquétipos que testemunham as mudanças que estão acontecendo à sua volta, que formam o futuro a partir do passado e que observam sua formação com resignada humildade.

O artista trata de colocar em seus trabalhos os aspectos fascinantes da árida natureza de Aruba e a evidência do passado a partir dos achados arqueológicos locais que tanto o intrigam. Tenta combinar essas formas - de forma simbólica - com as suas crenças pessoais.

Sem se permitir uma ligação com origens culturais, ele proporciona textura às forças misteriosas e ocultas do Universo. Com seu trabalho tenta entender o mistério do "outro lado", como se entrasse secretamente em outra dimensão. O que ele tenta é entender uma simples questão que está sempre no âmago das coisas: o entendimento da vida e da morte, tanto no sentido geral quanto no pessoal. Estamos aqui agora e, de repente, não estamos mais. Quando deixamos este mundo físico, estamos ainda presentes de alguma outra forma além de continuarmos a existir na memória dos outros? Onde estamos? Estamos presentes e ao mesmo tempo não estamos. É este emaranhado de vida e matéria que forma o continuum espaço-tempo, que sempre desafia o entendimento humano. É algo visualmente impenetrável, mas, ao mesmo tempo, intuitivamente racional. Apesar de não conseguir ter uma visão perfeita, consegue ainda extrair essas forças desse território desconhecido. Suas esculturas parecem se materializar a partir dessas mesmas forças como se fossem testemunhas silenciosas do que acontece no outro lado.

O artista acredita que seus trabalhos - além de serem uma manifestação do outro lado - transcendem as duas dimensões e, portanto, são arte não apenas no nosso mundo físico, mas também no outro. Em sua opinião, a morte não é só o fim da existência, é apenas uma mudança no estado do ser que passa para outra dimensão. A dimensão do tempo é transitória e irreconhecível; algumas vezes parece que é um "retorno" a um "passado já vivido", dirigido para o futuro, ao que está por vir ou àquilo que já existe.

Com seus trabalhos o artista busca unir os dois mundos, utilizando formas e elementos conhecidos - como conchas - para simbolizar o passado vivido e elevá-lo à presença eterna da vida. A espiral, que é um componente básico da sua linguagem artística, mostra a sua convicção no crescimento espiritual... como algo que movimenta a hélice da vida.



Cronologia


Nasceu em Aruba, em 1954. Estudou na Academie voor Beeldende Vorming Tilburg, em Tilburg, Holanda. Vive e trabalha em Aruba.


Exposições

1995
Karibik Art, Stadsparkasse, Kassel, Alemanha; Ciro Abath and Ludwig de I'Isle, Gallery Eighty-Six, Willemstad, Curaçao.
1994
West Kunst (Art of the Netherlands Antilles and Aruba), World Trade Centre Art Gallery, Roterdã, Holanda; Karibische Kunst Heute, Documenta Halle Kassel, Kassel, Alemanha.
1993
5 Artists from Aruba, Gallery Eighty-Six, Willemstad, Curaçao.
1992
Un Abraso ku Koló (Embracing Colours), Het Oude Slot, Heemstede, Holanda.
1991
Gala di Arte (Art Gala), International Trade Centre, Willemstad, Curaçao; com Sam Parabirsing e Nigel Matthew, Sociedad Bolivariana, Oranjestad, Aruba.
1989
Drievlak (Trihedron), coleção do Municipal Museum of Schiedam, Municipal Museum, Bergen op Zoom, Holanda.
1988
Bida I Koló (Life and Colour), Municipal Museum of Schiedam, Schiedam, Holanda.
1985
Arte Contemporaneo Arubano, Aruban National Library, Oranjestad, Aruba.
1984
Aruban National Library, Oranjestad, Aruba.


Coleções

Aruban National Library, Aruba;
Union of Aruban Cultural Organizations (UNOCA), Aruba;
Keramisch Werkcentrum Heusden, Holanda;
STICUSA (Foundation for Cultural Cooperation), Holanda
Municipal Museum of Schiedam, Holanda;
Coleções particulares em Aruba, Curaçao e Holanda.