| Por Jorge Gumbe
O presente conjunto de pinturas permite-nos acompanhar aspectos de indagações artísticas de Van, contribuindo, entretanto, para formar um painel das inquietações plásticas manifestadas em Angola.
"Van é uma das propostas mais relevantes da arte pictórica angolana dos últimos tempos e constitui hoje, sem dúvida, uma feliz referência no atual panorama das artes plásticas angolanas, no qual assina um registro lúdico e transfigurador, de impulso telúrico e gestual, trabalhando em tons variados; ora neutros, ora luminosos, a simbiose de formas, memórias, influências e dinâmicas que identificam sua produção e originalidade." (David Mestre)
As imagens expressas nas telas são o meio condutor da simbologia de origem ou de representação da relação do homem com o seu meio e seu tempo. Afinal o homem está e é por dentro das coisas. Por pertencer a elas em espiral de dependências em que cada curva de símbolo ou diálogo de nós em estátua dão o perfil sonoro... Van retoma elementos fundamentais da nossa cultura, propondo novas vias para uma síntese da arte em Angola.
Os seus trabalhos são predominantemente figurativos. Figuração expressiva, mais do que realista, estilo reforçado pela técnica (linhas de uma harmoniosa singeleza, combinação de formas, volumes, traços e cores), que nos convida à descoberta de (trans)figurações das coisas.
| |
| |
| Nasceu na província do Bengo, Angola, em 1959. Cursou Artes Visuais em Cuba. Iniciou-se em estudos de arquitetura em 1989. Atualmente, é professor de desenho, gravura e pintura da Escola Média de Artes Plásticas/Infac e diretor da Escola Nacional de Artes Plásticas do Infac/Mincult. Vive e trabalha em Luanda, Angola. Born in the province of Bengo, Angola, in 1959. Studied Visual Arts in Cuba; started studying architecture in 1989. Today he teaches drawing, print and painting at the Escola Média de Artes Plásticas/INFAC and is the director of Escola Nacional de Artes Plásticas do INFAC/MINCULT. Lives and works in Luanda, Angola.
Exposições individuais
1993 Setúbal, Portugal; Expo-Verão, Caminha, Portugal; Um Olhar Retrospectivo, Luanda, Angola; Um Olhar sob o Ambiente, Luanda, Angola. 1992 Acrílicos, Óleos e Gravuras, Luanda, Angola; Pintura, Gestos e Colagens, Luanda, Angola. 1991 Gravuras, retrospectiva, Luanda, Angola. 1984 Desenho, Gravura e Pintura, Luanda, Angola.
Exposições coletivas
1993 Exposição de Arte dos Palop's, Porto, Portugal. 1992 Arte contemporânea angolana, Expo, Sevilha, Espanha; Gravuras angolanas, Expo, Sevilha, Espanha. 1991 Expo-Brinde, Luanda, Angola. 1990 2ª exposição de arte do Banco de Fomento e Exterior, Luanda, Angola. 1989 3ª Bienal do Ciciba; Arte e imagens da África Austral, Suécia. 1988 Arte contemporânea angolana, Brasil. 1987 2ª Bienal do Ciciba, Zaire; 19ª Bienal Internacional de São Paulo, Brasil; Quinzena cultural angolana, Lisboa, Portugal. 1986 2ª Bienal de Havana, Cuba. 1985 1ª Bienal do Ciciba, Gabão.
Prêmio
1996 Ensa de Pintura.
| |
|
|