.

Árvore Misteriosa (série)
1995/96. Acrílico s/ tela, 100X73 cm. Foto: Foto Ngufo





Árvore e Elementos de Paisagem
1996. Acrílico, pigmento e colagem s/ tela, 140X140 cm. Foto: Foto Ngufo



 


 


Van

Por Jorge Gumbe

O presente conjunto de pinturas permite-nos acompanhar aspectos de indagações artísticas de Van, contribuindo, entretanto, para formar um painel das inquietações plásticas manifestadas em Angola.

"Van é uma das propostas mais relevantes da arte pictórica angolana dos últimos tempos e constitui hoje, sem dúvida, uma feliz referência no atual panorama das artes plásticas angolanas, no qual assina um registro lúdico e transfigurador, de impulso telúrico e gestual, trabalhando em tons variados; ora neutros, ora luminosos, a simbiose de formas, memórias, influências e dinâmicas que identificam sua produção e originalidade." (David Mestre)

As imagens expressas nas telas são o meio condutor da simbologia de origem ou de representação da relação do homem com o seu meio e seu tempo. Afinal o homem está e é por dentro das coisas. Por pertencer a elas em espiral de dependências em que cada curva de símbolo ou diálogo de nós em estátua dão o perfil sonoro... Van retoma elementos fundamentais da nossa cultura, propondo novas vias para uma síntese da arte em Angola.

Os seus trabalhos são predominantemente figurativos. Figuração expressiva, mais do que realista, estilo reforçado pela técnica (linhas de uma harmoniosa singeleza, combinação de formas, volumes, traços e cores), que nos convida à descoberta de (trans)figurações das coisas.



Cronologia


Nasceu na província do Bengo, Angola, em 1959. Cursou Artes Visuais em Cuba. Iniciou-se em estudos de arquitetura em 1989. Atualmente, é professor de desenho, gravura e pintura da Escola Média de Artes Plásticas/Infac e diretor da Escola Nacional de Artes Plásticas do Infac/Mincult. Vive e trabalha em Luanda, Angola.
Born in the province of Bengo, Angola, in 1959. Studied Visual Arts in Cuba; started studying architecture in 1989. Today he teaches drawing, print and painting at the Escola Média de Artes Plásticas/INFAC and is the director of Escola Nacional de Artes Plásticas do INFAC/MINCULT. Lives and works in Luanda, Angola.


Exposições individuais

1993
Setúbal, Portugal; Expo-Verão, Caminha, Portugal; Um Olhar Retrospectivo, Luanda, Angola; Um Olhar sob o Ambiente, Luanda, Angola.
1992
Acrílicos, Óleos e Gravuras, Luanda, Angola; Pintura, Gestos e Colagens, Luanda, Angola.
1991
Gravuras, retrospectiva, Luanda, Angola.
1984
Desenho, Gravura e Pintura, Luanda, Angola.


Exposições coletivas

1993
Exposição de Arte dos Palop's, Porto, Portugal.
1992
Arte contemporânea angolana, Expo, Sevilha, Espanha; Gravuras angolanas, Expo, Sevilha, Espanha.
1991
Expo-Brinde, Luanda, Angola.
1990
2ª exposição de arte do Banco de Fomento e Exterior, Luanda, Angola.
1989
3ª Bienal do Ciciba; Arte e imagens da África Austral, Suécia.
1988
Arte contemporânea angolana, Brasil.
1987
2ª Bienal do Ciciba, Zaire; 19ª Bienal Internacional de São Paulo, Brasil; Quinzena cultural angolana, Lisboa, Portugal.
1986
2ª Bienal de Havana, Cuba.
1985
1ª Bienal do Ciciba, Gabão.


Prêmio

1996
Ensa de Pintura.