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Mao
1973. Tinta sintética polímera e serigrafia s/ tela, 127,6x106,7 cm. The Andy Warhol Museum, Pittsburgh. Founding Collection, Dia Center for the Arts





Retratos Conhecidos, Órgãos Genitais: os Retratos e Torsos de Andy Warhol


Por Margery King

Os retratos e os nus, os assuntos tradicionais de Andy Warhol, foram o centro do trabalho do artista durante toda a sua carreira. Como acontece na maioria de seus trabalhos, Warhol, com um aguçado conhecimento da história da arte e compreensão do poder dos modelos tradicionais, começou com estes temas clássicos e criou imagens contemporâneas, warholianas, com seu ponto de vista e estilo únicos. Ao rever as imagens de Warhol do corpo humano, tem-se a impressão de que o artista preferia focalizar partes ou fragmentos, como as cabeças, torsos, pênis ou pés. Os retratos, pelos quais se interessou durante toda a sua carreira, e os Torsos, uma grande série de pinturas criadas em 1977, são as mais completas realizações dessas visões parciais. Enquanto que no domínio dos retratos a cabeça está tradicionalmente separada do resto do corpo, ver estas duas partes juntas proporciona uma perspectiva incomparável das representações do corpo humano feitas por Warhol. Embora os retratos e os nus sejam diferentes, na forma e expressão, há semelhanças significativas no tratamento que o artista dá aos dois assuntos.

A carreira de Warhol pode ser traçada pelos retratos que criou. O interesse inicial do artista por eles começou provavelmente com sua fascinação pelos artistas de cinema na infância e com fotografias de publicidade que ele colecionou em álbuns. Na década de 50, durante os seus primeiros anos em Nova York, Warhol criou lindos desenhos a partir de retratos de amigos. Na década de 60, pintou suas imagens clássicas de Marilyn Monroe e outras celebridades, além de criar uma grande série de retratos filmados, os Screen Tests. Nas décadas de 70 e 80, Warhol criou milhares de retratos, atingindo o apogeu do sucesso como retratista de obras sob encomenda. Estas encomendas, conseguidas uma a uma por meio de conhecimentos pessoais, eventos sociais e almoços fabulosos nos escritórios de sua revista Interview, tornaram-se um negócio lucrativo. Nesta época, os retratos superglamorosos e de múltiplas imagens tornaram-se um símbolo de status que as pessoas de determinada posição na sociedade tinham de ter.

As imagens dos nus percorrem um caminho menos visível na sua carreira, embora muito significativo. Na década de 50, o artista criou desenhos magistrais de nus masculinos e detalhes do pênis em várias poses, que foram guardados em grande quantidade de álbuns. Foi nessa época que criou também uma série de 'retratos' inusitados dos pés dos modelos. Durante a década de 60, o artista ocupou-se a maior parte do tempo com outros assuntos, mas criou um pequeno número de nus, inclusive uma pintura não-característica dos seios de uma mulher. Mas foi na década de 70, com os Torsos, que Warhol embarcou nas suas investigações mais intensas sobre o nu. Esta série de pinturas, que vão de pequenas íntimas à escala mural, foram exibidas na Galeria Ace, em Venice, na Califórnia, em 1978. Na mesma ocasião, Warhol criou as Sex Parts, um portfólio contendo gravuras sobre o sexo gay. Na década de 80, as imagens dos nus do artista se tornaram menos explícitas, centralizadas em pinturas de diagramas fisiológicos e homens musculosos desenhados a partir de ilustrações e anúncios. Ao contrário dos retratos, que eram uma fonte constante de interesse e de renda para o artista, os nus apareciam mais esporadicamente no trabalho de Warhol. Entre eles, a série Torsos se sobressai como o trabalho mais extenso e visível do artista sobre o assunto.

Tanto os retratos quanto os Torsos de Warhol são tirados de uma rica reserva de precedente histórico da arte, na qual o artista misturou modelos populares contemporâneos. Os retratos de Warhol lembraram e reviveram uma longa tradição dos retratos da sociedade, muito em moda até o início do século XX. Como os exemplos mais antigos deste gênero, os seus retratos tinham como tema celebridades e personagens importantes das artes, sociedade, governo e do mundo empresarial. Embora sejam mais sobre charme, fascínio e poder do que sobre a personalidade e a vida íntima dos retratados, eles agora representam a vasta e impulsionadora história social do período entre asdécadas de 60 e 80.

Embora, por maior que seja o seu débito com a história da arte, a principal fonte de inspiração visual para os retratos de Warhol parece ser nitidamente a fotografia de publicidade de Hollywood. As fotografias dos rostos mostram a face pública da celebridade, preparada para a câmera e sob a luz dos refletores. Quer o retratado fosse Marilyn Monroe numa de suas poses de Marilyn deusa da tela/do sexo; Mao Tse Tung, baseado em uma das milhões de reproduções de sua fotografia oficial; uma matrona da sociedade completamente produzida; ou uma das drag queens toda incrementada que foram os temas da série Ladies and Gentlemen, os retratos de Warhol representam os que para ele posam como celebridades prontas para aparecer em público. O artista baseou suas pinturas de 1960, de Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor e outras estrelas, diretamente em fotografias de publicidade. Nas décadas de 70 e 80, utilizou fotografias Polaroid cuidadosamente construídas, ao invés de fotografias de publicidade, para transformar os seus retratados sob encomenda em estrelas, no processo tornando o quase defunto gênero de retrato de sociedade em um veículo impulsionador contemporâneo.

Como os seus retratos, os Torsos de Warhol têm suas raízes tanto no histórico quanto no contemporâneo, nas metáforas populares e na sensibilidade. Os Torsos, com seus corpos bem-definidos, sem cabeças nem pernas, em descanso e em movimento, ecoam fragmentos da antigüidade. O nome que o artista deu para estas pinturas é significativo neste contexto, porque 'torso' é um termo da arte histórica tradicional. Mas Warhol definiu o termo livremente, enfocando em segmentos do corpo de tamanhos diferentes, desde os ombros até os joelhos, ressaltando a genitália, as nádegas e o físico de suas figuras. Este enfoque dos Torsos os relaciona à erótica gay, cujos exemplos o artista colecionou, e aos corpos masculinos perfeitamente esculpidos, que eram o ideal do cultivo ao corpo na década de 70. De fato Warhol baseou suas pinturas de Torsos nas suas próprias fotografias Polaroid de modelos nus. Ele e Victor Hugo, um amigo do designer Halston, juntaram uma coleção de modelos masculinos lindos para posar e ser fotografados em sessões privadas de fotos que produziram centenas de imagens.

Enquanto os personagens dos seus retratos parecem estrelas de cinema, as figuras dos Torsos de Warhol parecem estrelas pornôs. O artista encravou em seus Torsos clássicos um enfoque de imagem sexual explícita (uma interessante reversão da prática de diluir pornografia mediante sugerir arte). Warhol jogou com o erotismo e a imagem pública versus privada em sua pintura de 1963, dos seios de uma mulher que só são visíveis sob luz ultravioleta (uma versão hoje pertencente à coleção da Playboy Enterprises). Nos Torsos, os órgãos genitais retratados por Warhol se tornam públicos em obras de arte que são feitas para serem exibidas.

A técnica artística empregada distingue claramente os Torsos de Warhol da pornografia, mas há um conteúdo significativamente sexual em sua arte. Warhol olha o nu de uma maneira franca, estendendo os limites com o seu enfoque direto nos elementos essenciais dos corpos masculino e feminino. De uma maneira, ele tornou os Torsos objetos sexuais textuais por cortar as figuras e enfocar a genitália e as nádegas, deixando de lado a cabeça e a maior parte do restante do corpo. Muito significativamente, os Torsos são a expressão pública da própria sexualidade de Warhol. Enquanto seus desenhos eróticos de nus masculinos da década de 50 foram mantidos em álbuns e raramente ou nunca mostrados, o artista parece 'sair' na década de 70 com suas exuberantes, pungentes, representações em grande escala da sexualidade masculina. É também de se notar que estes trabalhos foram criados durante um período onde se viu um aumento dramático da presença social e política de gays nos EUA. Os Torsos incluem imagens enfocando um pênis especialmente grande, nádegas masculinas com o ânus exposto, um nu masculino escarranchado com punhos cerrados, talvez sugerindo a transa dos gays com os punhos, dois detalhes com pernas separadas que lembram acrobacias sexuais e, num trabalho baseado numa foto Polaroid da década de 70, mas pintado posteriormente, uma imagem sadomasoquista de um pênis envolto por uma tira de couro. No ano seguinte ao das suas pinturas de Torsos, Warhol retratou o sexo gay no contexto de um portfólio impresso, a que apropriadamente chamou de Sex Parts. Durante este período, o artista também explorou questões de gênero e sexualidade em seus retratos de travestis Ladies and Gentlemen e, pouco depois, em fotografias Polaroid dele mesmo como drag queen.

Embora de forma menos aberta, há elementos sexuais fortes nos retratos de Warhol, que estão expressos no enfoque fetichista do artista nas bocas de suas retratadas. Começando com as imagens de Marilyn Monroe, os lábios das retratadas de Warhol eram fortemente coloridos, cheios e estendidos até se tornarem suculentos objetos sexuais. Para Marilyn, o artista criou a sua pintura Marilyn Monroe's Lips, cobrindo duas enormes telas com 168 imagens dos lábios semi-abertos da estrela. Para seus retratos das décadas de 70 e 80, Warhol mantinha um caderno com modelos de lábios,> com as configurações e formas mais fascinantes. Esta ênfase nos faz lembrar do filme Kiss, de Warhol de 1963, composto de uma série de tomadas cortadas de pessoas se beijando apaixonadamente. Tanto quanto Warhol salientou a área sexual como um elemento essencial de seus nus, focalizou e exagerou os lábios de seus modelos femininos de tal forma que as imagens de seus retratos estão freqüentemente dominadas por estes emblemas fetichistas.

A ênfase de Warhol nos componentes cheios de sexualidade de seus retratos e nus está ligada ao seu processo de idealização artística. O artista fez das retratadas, em seus retratos, ícones de charme e fascínio. No caso dos retratos das estrelas da década de 60, ele partiu de imagens de fotografias de publicidade já idealizadas. Para tirar as suas próprias fotografias de publicidade, sob a forma de fotos Polaroid, para os seus retratos sob encomenda das décadas de 70 e 80, Warhol cobriu os rostos e ombros de suas retratadas com pó branco para minimizar as rugas e sombras escuras e arrumou as poses da maneira mais atraente possível. Este processo de embelezamento continuou durante a fase da serigrafia, onde lábios não-satisfatórios foram tornados mais voluptuosos e perfis pouco atraentes puderam ser corrigidos. Warhol exagerou não só nos lábios das retratadas, mas também nos olhos, cabelos, ombros, sinais e jóias, obtendo um efeito suntuoso. Quer sejam as imagens de estrelas da década de 60, pinturas retratadas de figuras da sociedade da década de 70 ou divas difíceis da década de 80, os retratos de Warhol estão impregnados de cores gloriosas. Em muitos retratos, a visão aperfeiçoada do artista é tão completa que as modelos perderam muito de sua individualidade, tornando-se celebridades anônimas. Quando vistos como um grupo, os retratos de Warhol, produzidos com a eficiência de uma linha de produção e em grandes quantidades com dupla ou múltiplas imagens, adquirem a qualidade de clones idealizados.

Para criar a sua interpretação contemporânea, carregada de sexo, do nu clássico ideal, Warhol começou por selecionar os próprios modelos. Para as pinturas da série Torso, escolheu representações perfeitas do ideal do corpo masculino da década de 70: homens com massa e musculatura bem definidas, rijos, de nádegas arredondadas e pênis grandes. É interessante notar que, enquanto a seleção destas imagens foi feita em função da escolha da ênfase dada por Warhol, ela também serve para eliminar rostos que podem não ser tão bonitos quanto os corpos. As figuras Torsos de Warhol foram feitas por meio de seu poderoso uso de contrastes, cores e pinceladas. Um perfil é afilado com sombra ou cor, um músculo é enfatizado com pintura ou sombreado, e a figura é enfatizada e animada através do uso que o artista faz de contraste, cores ricas, pinceladas grossas e expressivas. Vistos lado a lado, principalmente nos trabalhos em escala mural de múltiplas imagens, os Torsos de Warhol parecem clones do corpo ideal (como os corpos verdadeiros esculpidos em ginásios que acabam parecendo todos iguais). Através desta visão aperfeiçoada e o corte das figuras, os Torsos ficam definitivamente despersonalizados e materializados. Nessas imagens, principalmente aquelas que apresentam detalhes difíceis ou figuras de cabeça para baixo, pode-se discernir abstrações a pincel que lembram as pinturas Shadow de Warhol, do mesmo período.

É notável que o ideal de Warhol também permeasse a sua vida pessoal. Ele se transformou várias vezes no decorrer de sua carreira conforme fosse apropriado para seu status e seus interesses, e converteu seus amigos em super-estrelas. Enquanto as celebridades nas fotografias de publicidade são amplamente disponíveis como imagens, embora não atingíveis em carne e osso, Warhol de fato conseguiu trazer estas figuras públicas para a sua vida privada através de seu trabalho com retratos sob encomenda. O negócio dos retratos satisfazia a sua fome e fascinação por celebridade, visto que todos, de Liza Minnelli ao Xá do Irã, vieram até Warhol para que fizesse o retrato deles. Da mesma maneira, na criação das suas pinturas Torsos, o artista conseguiu trazer para sua esfera esses Adônis amplamente visíveis, embora aparentemente não alcançáveis.

Embora todos os retratos e nus de Warhol representem um certo grau de idealização, pode-se dizer que as mulheres representam o máximo nos retratos e os homens são o ponto alto dos Torsos. Conquanto os retratos do artista de homens possam ser lindos e profundos, são em menor número do que os de mulheres, e é nestes últimos que Warhol mais fielmente captura o espetáculo das fotografias de publicidade, que foram a sua primeira inspiração para os retratos. Devido ao grande número de nus masculinos que o artista criou durante a década de 70 em pinturas, gravuras e fotografias, a mão cheia de Torsos femininos, embora pictoricamente atraentes, parecem ser uma idéia a posteriori. Os Torsos masculinos do artista, com seus corpos perfeitos e viris, expressam poderosamente a apreciação de Warhol pela forma e sexualidade humanas. Pela criativa mistura de modelos históricos e seu ponto de vista contemporâneo, Warhol, nos seus retratos e Torsos, criou dois amálgamas diferentes, porém perfeitos, da beleza idealizada, do desejo e da sexualidade.
Para um exame sobre os retratos de Warhol, veja Robert Rosenblum, "Andy Warhol: Court Painter to the 70s", in Andy Warhol: Portraits of the 70s (New York: Random House em associação com o Whitney Museum of American Art, 1979), pp. 8 - 21.
Para um exame sobre os nus de Warhol, veja Linda Nochlin, "Sex Is So Abstract: The Nudes of Andy Warhol," in Andy Warhol Nudes (New York: Robert Miller Gallery, 1995).
Agradecimentos especiais a Jane Kallir, John Smith e Tom Sokolowski por sua ajuda e conselhos.








































































































































Cronologia
Nasceu em Pittsburgh, em 6 de agosto de 1928. Cursou o Carnegie Institute of Technology, atualmente Carnegie Mellon University, estudando no Departamento de Pintura e Design, graduando-se em 1949, quando se mudou para Nova York. Faleceu em 22 de fevereiro de 1987.
1987
Last Supper Paintings são exibidas no Palazzo delle Stelline, Milão.
1983
Warhol, Jean-Michel Basquiast e Francesco Clemente começam a colaborar em pinturas. Durante este período, inicia uma série de trabalhos, muitos pintados a mão, baseados em anúncios, imagens comerciais e ilustrações.
1981
Pinturas e desenhos: Dollar Sign, Gun, Knives.
1980/82
Vários programas de vídeo de meia hora cada: Andy Warhol's TV.
1980
Lança o livro POPism: The Warhol '60s, com Pat Hackett.
1979
Publica o livro Andy Warhol's Exposures, com Bob Colacello. As pinturas Shadow são exibidas na Heiner Friedrich Gallery, Nova York.
1979/80
Andy Warhol: Portraits of the 70s é apresentada no Whitney Museum of American Art.
1977
Pinturas e desenhos: Torso.
1976
Pinturas, desenhos e gravuras: Skull. Começa a ditar um diário detalhado para Pat Hackett, que é a base de The Andy Warhol Diaries, publicados postumamente. Uma retrospectiva de seus desenhos é apresentada em Wurttembergischer Kunsverein, Stuttgart. A exposição viaja para Düsseldorf, Bremen, Berlim, Viena e Lucerna.
1975
Pinturas, desenhos e gravuras Ladies and Gentlemen, sobre travestis. Publica The Philosophy of Andy Warhol (From A to B and Back Again).
1974
Começa a coleção Time Capsules que chegaria a mais de 600 caixas de objetos dos anos 50 a 80.
1974/73
Co-produtor dos filmes Andy Warhol's Dracula e Andy Warhol's Frankenstein.
1972
Começa a série Mao de pinturas, desenhos e gravuras.
1971
Desenha a capa do álbum do disco dos Rolling Stones, Sticky Fingers, junto com Craig Braun.
1970
Começa a produção de retratos sob encomenda. Retrospectiva de seus trabalhos no Pasadena Art Museum. A exposição vai a Chicago, Eindhoven, Paris, Londres, ao Whitney Museum of American Art, Nova York.
1969
Exposição Raid the Icebox I with Andy Warhol no Institute for the Arts, Rice University, Houston. A exposição viaja para New Orleans e Providence. Sai o primeiro número da revista Interview.
1968
É seriamente ferido. Fica hospitalizado por dois meses. Retrospectiva de seus trabalhos no Moderna Museet de Stockholm. A fachada do museu é coberta com o papel de parede desenhado por Warhol: Cow. A exposição viaja para Amsterdã, Berna e Oslo.
1967
Publica Andy Warhol's Index (Book). Executa as pinturas intituladas Self-Portraits, incluídas no Pavilhão de Exposições dos EUA, na Expo 67, em Montreal.
1966
Produz Exploding Plastic Inevitable, happenings multimídia com o grupo de rock Velvet Underground. Filma The Chelsea Girls; produz o primeiro álbum do Velvet Underground and Nico. Na capa, desenhada por Warhol, a casca de uma banana que podia ser descascada para mostrar uma banana cor-de-rosa.
1965
Retrospectiva no Institute of Contemporary Art, University of Pennsylvania, Filadélfia.
1964
Esculturas em caixa Brillo Box, Heinz Box exibidas na Stable Gallery. Pinturas Flowers mostradas na Castelli Gallery. Filma Blow Job, Empire, Harlot. Recebe o prêmio da Film Culture.
1963
Começa a série de pinturas Jackie, após o assassinato do Presidente Kennedy. Filma Sleep e Kiss.
1962
Exposição na Ferus Gallery das pinturas Campbell's Soup Cans.
1962
Começa a série de pinturas sobre Marilyn Monroe, após a morte da atriz. Começa a série de pinturas sobre Elvis Presley. Pinta uma série sobre morte e desastres. Exposição na Stable Gallery.
1961
Exposição de telas na loja de departamentos Bonwit Teller.
1960
Pinta seus primeiros trabalhos baseados em histórias em quadrinhos e anúncios.
1957
Cria a Andy Warhol Enterprises, Inc.
1956
Exposição de Studies for a Boy Book na Bodley Gallery, em Nova York.
1953
Produz com Ralph T. Ward os livros ilustrados A Is an Alphabet e Love Is a Pink Cake.
1952
Primeira exposição individual: Fifteen Drawings Based on the Writings of Truman Capote, Hugo Gallery, Nova York.